Japão aprimora a capacidade ASW das suas aeronaves de patrulha marítima. O Grupo CAE anunciou recentemente que fornecerá para a japonesa Mitsubishi Electric Corporation, equipamentos do seu sistema de Detecção de Anomalias Magnéticas – Função Estendida (MAD-XR). A Mitsubishi, por sua vez, será responsável por instalar o sistema MAD-XR nas aeronaves de patrulha Kawasaki P-1 da Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF).
Segundo o comunicado divulgado pela CAE em 31 de maio, por conta do tamanho reduzido, alta sensibilidade e baixo consumo de energia, o MAD-XR também poderá ser integrado em outras aeronaves de asas fixas da JMSDF, incluindo drones. Com isso, a frota contará com uma capacidade ampliada para missões de guerra antissubmarino (ASW).
“Os recursos estendidos deste poderoso sensor permitem que ele seja usado em uma ampla variedade de plataformas tripuladas e não tripuladas, fornecendo às forças de defesa recursos aprimorados de detecção e localização de submarinos sob condições ambientais e operacionais desafiadoras. Nosso compromisso contínuo com a inovação e soluções voltadas para o cliente permite que a CAE atenda às necessidades em constante mudança dos ambientes operacionais e de treinamento”, disse Marc- Olivier Sabourin, Vice-Presidente da CAE.
O MAD-XR é um magnetômetro altamente sensível projetado para detectar mudanças no campo magnético da Terra, e quando utilizado na função ASW, ele é usado como sensor para detectar submarinos. Seu desenvolvimento é parte de uma base de conhecimento acumulada pela CAE em mais de seis décadas fornecendo sensores MAD para forças navais em todo o mundo.
“O fornecimento do MAD-XR é a continuidade de um relacionamento entre a CAE e a Mitsubishi Electric Corporation iniciado em 2004, e que reflete o compromisso que a fabricante do MAD tem em apoiar os clientes na região estrategicamente significativa da Ásia-Pacífico”, salientou a CAE em seu comunicado.
Fonte: CAE
@FFO