Japão aposentou seus últimos Kawasaki C-1. A Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) aposentou entre os dias 12 e 14 de março, os seus últimos aviões de transporte Kawasaki C-1, encerrando as operações com este modelo após mais de 50 anos em serviço.
Na quarta-feira (12/03), o C-1 matrícula 08-1030 decolou da Base Aérea de Iruma para Hamamatsu, mas antes realizou toques e arremetidas e algumas manobras de combate como despedida. Em Hamamatsu ele foi recebido com o tradicional water salute dos bombeiros, marcando sua aposentadoria. Comenta-se que ele será preservado.
Em 13 de março, foi a vez do EC-1, matrícula 78-1021, uma versão modificada para guerra eletrônica, sobre a qual falamos aqui. Ele fez um voo local em Iruma, também com toques e arremetidas e sobrevoos antes de pousar pela última vez e ser saudado pelos bombeiros da Base Aérea.
Finalmente, na sexta-feira (14), o C-128-1001 da CFT (Ala de Desenvolvimento e Testes de Voo) de Gifu e o C-1 28-1002 (com pintura especial da Phoenix), foram recebidos na Base Aérea de Iruma, concluindo 53 anos de operações do C-1 na JASDF.
Em meados da década de 1960, a frota de transporte da JASDF estava baseada em envelhecidos Curtiss C-46 Commando. Como a empresa Nihon Aircraft Manufacturing Corporation (NAMC) estava produzindo o turboélice YS-11 (conhecido no Brasil como “Samurai”), ela foi procurada pela JASDF para desenvolver uma aeronave de transporte a jato.
A Kawasaki Heavy Industries, parte do grupo NAMC, foi escolhida para liderar um grupo de empresas que produziu o novo avião. O primeiro protótipo XC-1, matrícula 18-1001, realizou seu voo inaugural em 12 de novembro de 1970 e três meses após foi entregue para a Agência de Defesa testá-lo em voo.
Em 1972, o primeiro C-1 de série foi entregue à JASF, com a matrícula 28-1001. A partir de então, 31 Kawasaki C-1 foram fabricados e entregues para os Esquadrões 401 de Komaki, 402 de Iruma e 403 de Miho.
Além desses 31 jatos, a Kawasaki construiu outras duas fuselagens, uma teste de resistência estática e uma fuselagem de teste de resistência à fadiga. O Laboratório Aeroespacial Nacional adquiriu uma aeronave, a qual foi amplamente modificada como Asuka Quiet STOL que atualmente está exposta no Museu do Ar e Espaço de Kakamigahara perto de Gifu.
Equipado com dois motores Pratt & Whitney JT8D,o C-1 tem um comprimento de 29,0 metros, envergadura de 30,6 metros, peso máximo de decolagem de 45 toneladas e autonomia de apenas 1.300 km. Com capacidade para transportar até 12 toneladas de carga útil, o C-1 podia ser configurado internamente para transportar 60 militares, 45 paraquedistas ou 36 macas para missões de evacuação aeromédica.
Durante suas operações, o C-1 se mostrou limitado para algumas missões, especialmente nos voos de maior distância, como para a Ilha de Okinawa, para o qual necessitava de uma escala técnica de reabastecimento. Este teria sido um dos motivos da JASDF reduzir as encomendas de C-1 planejadas e comprar os norte-americano C-130H Hércules.
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