Japão ampliará o uso de tecnologia digital no desenvolvimento do seu caça FX. O Ministério da Defesa do Japão (MoD) está assumindo o compromisso de ampliar a utilização de tecnologias de engenharia digital no desenvolvimento do seu futuro caça de próxima geração. Isso é parte de um esforço mais amplo para o desenvolvimento do Programa FX, com objetivo de alcançar máxima qualidade e eficiência desde o projeto inicial, passando pelo desenvolvimento, produção, até o suporte da aeronave.
O MoD ainda informou que esse esforço também está alinhado com as práticas das modernas de aeronaves de caça desenvolvidas por países como os Estados Unidos e o Reino Unido, cujas empresas deverão estar envolvidas no desenvolvimento do caça FX japonês.
“A transformação digital tem o potencial de causar um impacto significativo em todas as fases de pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção em massa e manutenção de equipamentos de defesa”, disse um porta-voz do MoD ao Janes defense.
O porta-voz ainda acrescentou que tanto o MoD quanto as Forças de Autodefesa do Japão (JSDF) reconhecem a importância de um profundo conhecimento tecnológico sobre a engenharia digital, e estão trabalhando para integrar essas capacidades com o objetivo de operar de forma eficiente o equipamento.
Um exemplo apresentado são as pesquisas sobre a utilização de Sistemas de Arquitetura Aberta (OSA – Open Systems Architecture), na qual os sistemas são interoperáveis e conectáveis, com o objetivo de desenvolver aplicações embarcadas no FX, em sistemas com controle de fogo, navegação, comunicações, e guerra eletrônica.
“A aplicação do OSA nos permite aprimorar a capacidade de expansão da aeronave de combate, de modo que futuras atualizações de subsistemas possam ser feitas com baixo custo e em menor tempo, sem grandes alterações. Pretendemos aplicar essa tecnologia ao FX”, disse o porta-voz.
Fonte: Janes Defense