Jammer e drone alvo entre projetos avançados do MoD sul-africanos. A pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de defesa no Departamento de Defesa (DoD) da África do Sul levou a um progresso tangível em vários projetos importantes, incluindo um novo sistema de radar, drone de baixo custo e sistemas de guerra eletrônica (EW).
O Brigadeiro-General Andre Barends, diretor de desenvolvimento de tecnologia, revelou esses projetos ao informar o Comitê Permanente Conjunto de Defesa (JSCD) do Parlamento, no mês passado, sobre os custos e aplicações do financiamento de pesquisa e desenvolvimento de defesa.
Nos próximos três anos, mais de R1,7 bilhão serão alocados para o desenvolvimento de tecnologia de defesa, embora haja um déficit de R221 milhões em 2023/24; R154 milhões em 2024/25; e R192 milhões em 2025/26.
Em sua apresentação ao JSCD, Barends destacou algumas tecnologias avançadas que estão sendo desenvolvidas, como um bloqueador de comunicações capaz de interceptar, localizar a direção e bloquear rádios digitais em um amplo espectro de salto de frequências. O sistema é composto por um simulador que pode emular até seis rádios digitais, medir a eficácia do bloqueio e o bloqueador de 1 kW. Um protótipo deve ser entregue à South African Air Froce (SAAF) para ser usado em testes de campo em missões de guerra eletrônica.
Já Acepod, ele está sendo desenvolvido exclusivamente para a SAAF como um demonstrador de tecnologia que fornece uma capacidade de ser usado como um “jammeador” em aeronaves de caça. O pod tem uma capacidade de inteligência eletrônica completa (ELINT) e capacidade de bloqueio de banda X para proteger os ativos em uma função de escolta. Um protótipo será entregue à SAAF este ano.
Como o Departamento de Defesa não tem mais drones-alvo para qualificar mísseis e fornecer alvos para exercícios de preparação da SAAF, ele está desenvolvendo um novo drone-alvo. A Denel Dynamics revelou o novo drone (desenvolvido sob o Projeto Loki) na exposição Africa Aerospace and Defense em setembro de 2022, mas o progresso tem sido lento principalmente devido à COVID-19 e à situação financeira da Denel Dynamics. O ritmo do projeto melhorou recentemente, mas ainda está sem uma data definitiva para ser testado.
@CAS