J-20 biplace realiza 1º voo. Um marco aconteceu recentemente envolvendo a versão biplace do caça furtivo (stealth) Chengdu J-20. Seu primeiro voo realizado neste mês de novembro. Segundo o site da Jane’s Defence, o J-20B como está sendo chamada a versão biplace, teria feito seu primeiro voo no dia 5, ainda em cores primer amarelo a partir do campo de aviação da Chengdu Aircraft Industry Group em Chengdu, Sichuan, China.
Considerado a primeira aeronave da 5ª geração furtiva biposta, o J-20B ou J20S ou ainda J-20AS do PLAAF – People’s Liberation Army Air Force’s traz uma série de apontamentos do por que ter um caça stealth biplace. O primeiro e mais óbvio, seria que eles passariam a ter versão biplace de seu caça da mais moderno que poderá ser usada para treinar os futuros pilotos de J-20 do PLAAF. Porém o mais provável é que o segundo assento seja ocupado por um especialista em armas e sensores de EW, que também atue gerenciando UAS tipo alas leais (loyal wingman), e realize missões de ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento).
Quando questionado sobre a variante de dois lugares do J-20, Yang Wei, o projetista-chefe da aeronave, afirmou em uma coletiva de imprensa no Airshow China 2021 no final de setembro que “supondo que tenhamos uma versão de dois lugares do J-20 – 20, não seria uma aeronave de treinamento, pois seria desenvolvida para o aprimoramento da aeronave”.
Wang Ya’nan, editor-chefe da revista Aerospace Knowledge, de Pequim, disse que um piloto adicional no caça de dois lugares poderia ser usado em situações de combate mais desafiadoras, como oficial de armas em missões de caça-bombardeiro e executar missões de combate voltadas para guerra eletrônica, uso de drones e missões ISR contra alvos no mar, terra e no ar, ou seja, fazendo dele um caça multimissão.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS