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J-11B da PLAN e RC-135V da USAF quase colidem

2 de janeiro de 2023
J-11B da PLAN e RC-135V da USAF quase colidem. J-11B observa o RC-135V no dia do incidente de 21 de dezembro (Print Vídeo).
J-11B da PLAN e RC-135V da USAF quase colidem. J-11B observa o RC-135V no dia do incidente de 21 de dezembro (Print Vídeo).

J-11B da PLAN e RC-135V da USAF quase colidem. No último dia 21 de dezembro, um caça chinês manobrou na frente de um avião de reconhecimento americano sobre o Mar da China Meridional, chegou a 20 pés (6 metros) de distância, conforme os militares dos EUA. O incidente é mais um ponto negativo na já desgastada relação militar China x EUA.

J-11B da PLAN e RC-135V da USAF quase colidem. J-11B envolvido no incidente de 21 de dezembro (Print do Vídeo).
J-11B da PLAN e RC-135V da USAF quase colidem. J-11B envolvido no incidente de 21 de dezembro (Print doVídeo).

Um Shenyang J-11B do People’s Liberation Army Navy interceptou o Boeing RC-135V Joint River USAF 64-14842 do 38th Reconnaissance Squadron (38th RS) da 55th Wing, sediado Offutt AFB. O caça chinês voou repentinamente na frente de RC-135V, forçando este último a tomar uma ação evasiva, disse um comunicado do Comando Indo-Pacífico dos EUA (US PACOM). Os militares americanos disseram que seu avião “estava conduzindo legalmente operações de rotina sobre o Mar da China Meridional no espaço aéreo internacional. A Força Conjunta Indo-Pacífico dos EUA é dedicada a uma região Indo-Pacífica livre e aberta e continuará a voar, navegar e operar no mar e no espaço aéreo internacional com o devido respeito pela segurança de todas as embarcações e aeronaves, conforme o direito internacional”.

Pequim reivindica uma grande faixa do Mar da China Meridional como seu território soberano, que os Estados Unidos e outros aliados, muitos dos quais têm reivindicações marítimas sobrepostas, rejeitam como ilegais. A reivindicação da China vai bem ao sul de sua fronteira terrestre, começando na orla de Taiwan e estendendo-se ao longo da costa vietnamita até a Malásia.

Em 2016, um tribunal internacional rejeitou a reivindicação da China sobre a grande área do oceano – dentro de uma “linha de nove traços” presente em alguns mapas históricos chineses – por não ter base legal.

A USAF RC-135V/W Rivet Joint seguido operaram na região do Indo-Pacífico em missões de coleta de dados (Foto: USAF).
A USAF RC-135V/W Rivet Joint seguido operaram na região do Indo-Pacífico em missões de coleta de dados (Foto: USAF).

Os Estados Unidos, enquanto isso, sustentam há muito tempo que a maior parte do Mar da China Meridional – por onde passam mais de US$ 3 trilhões em comércio a cada ano – é águas internacionais. As embarcações militares dos EUA frequentemente realizam exercícios associados de “liberdade de navegação” na área, levando a repreensões de Pequim, mas raramente a confrontos.

Mas o incidente mais recente ocorreu poucos dias antes de uma das maiores incursões da China no espaço aéreo taiwanês, que ocorreu poucos dias depois que o Congresso dos EUA aprovou bilhões de dólares em empréstimos e ajuda militar a Taiwan em um pacote de gastos com defesa.

Originally tweeted by lqy🇨🇳 (@lqy99021608) on 31 de December de 2022.

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