• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Itália recebe 2º Gulfstream G550 que será convertido em C4ISTAR

3 de novembro de 2022
Itália recebe 2º Gulfstream G550 que será convertido em C4ISTAR (Foto: Phelps/Boneyard Safari Aviation Photography).

Itália recebe 2º Gulfstream G550 que será convertido em C4ISTAR. A Aeronáutica Militare Italiana (AMI) recebeu o segundo Gulfstream G550 que será convertido em plataforma de guerra eletrônica C4ISTAR. A aeronave, matrícula MM62332/14-14 (c/n 5559) foi transladada dos Estados Unidos para a Itália no último dia 30 de outubro, com o indicativo de chamada “IAM1494”.

Fabricado em 2017, o jato executivo comprado da empresa TVPX Aircraft Solutions, onde voava com a matrícula civil N1777U. Coube a empresa norte-americana L3Harris Technologies Integrated Systems realizar a conversão do G550 em uma plataforma especializada C4ISTAR (Command, Control, Communication, Computers, Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance).

Translado do MM62332/14-14 dos EUA para a Itália (Fonte: ADS-B Exchange).
Translado do MM62332/14-14 dos EUA para a Itália (Fonte: ADS-B Exchange).

Conforme noticiamos, em março deste ano a AMI recebeu na Base Aérea de Pratica di Mare, o primeiro G550 C4ISTAR, MM62329/14-13 (c/n 5581). Esta aeronave foi vista no sábado (26/10) decolando do Aeroporto de Dallas Love Field, Texas, rumo à Joint Base Andrews, em Washington DC.

Primeiro G550 italiano visto em Love Field (Foto: Phelps/Boneyard Safari Aviation Photography).
Primeiro G550 italiano visto em Love Field (Foto: Phelps/Boneyard Safari Aviation Photography).

Atualmente a AMI opera dois Gulfstream E550A CAEW (Conformal Airborne Early Warning), matriculados MM62293/14-11 e MM62303/14-12 e comprados da Israel Aerospace Industries de Israel em 2012.

Em 2020, o Ministério da Defesa italiano publicou seu planejamento plurianual para 2020-2022, onde uma das prioridades era a aquisição de até oito plataformas C4ISTAR baseadas no Gulfstream G550, bem como construir um centro de manutenção dessas aeronaves, inclusive fornecendo serviços para terceiros. Inicialmente a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa dos EUA (DSCA) aprovou a venda ao governo italiano de dois Gulfstream G550.

Em julho de 2021, a Gulfstream Aerospace cessou a produção do G550, substituindo pelo novo G600. Antecipando interesse dos usuários militares pelo G550, a fabricante produziu algumas células que serão disponibilizadas para o mercado militar, como o EC-37B Compass Call da USAF e o MC-55A Peregrine da Austrália. Daqui para frente, os eventuais operadores de G550 terão que procurar células no mercado de aeronaves usadas.

As novas plataformas reforçam a capacidade da AMI de operar missões de Inteligência de Sinais (SIGINT), à medida que a região do Mediterrâneo se torna um foco de tensões regionais como a Turquia, Egito combatendo na Líbia e a recente guerra na Ucrânia.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login