Itália quer mais Eurofighter Typhoon. A Força Aérea Italiana ou Aeronautica Militare Italiana (AMI) está mais perto de comprar um novo lote caças multifuncionais Eurofighter F-2000 Typhoon. A informação foi divulgada em 15 de maio por Mike Baulkwill, diretor de Estratégia Aérea de Combate da BAE Systems, como fonte.
Acredita-se que este novo programa de aquisição seja apresentado ao governo italiano no próximo verão para acelerar a aprovação. Com este pedido presume-se que a AMI substituirá as 28 aeronaves pertencentes ao Tranche 1, deixando apenas às aeronaves dos Tranche 2 e Tranche 3A.
Os novos Eurofighters, cujo número deverá ser em torno de as 24 unidades, deverão ser semelhantes aos da Tranche 4+ ou 5 similares ao encomendados pelo programa espanhol Halcon II.
A Tranche 4+ apresenta principalmente a adição do radar Active Electronically Scanned Array (AESA) do European Common Radar System Mark 1 (ECRS Mk1/Radar 1), enquanto a Tranche 5 pega este radar AESA e adiciona elementos do pacote Long Term Evolution (LTE).
O plano LTE inclui melhorias no motor Eurojet EJ200 da aeronave, nova arquitetura de sistemas de missão, recursos defensivos aprimorados, cabine de comando com tela sensível ao toque do tipo WAD e técnicas de resfriamento para facilitar a integração de armas avançadas. Ele tem maior conectividade, bem como mudanças estruturais para melhorar a aerodinâmica e a manobrabilidade da aeronave.
@CAS