Itália oferecerá jatos Leonardo M-346 para a Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil. O Rio de Janeiro sediará no mês que vem a cúpula de líderes do G20, onde uma das reuniões previstas será entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni. Na pauta estará uma possível oferta de jatos italianos Leonardo M-346 para o Ministério da Defesa.
A informação foi divulgada pela revista Veja, citando fontes do Palácio do Planalto. “Meloni também vai discutir com Lula um acordo para fornecer 24 aviões de combate leve M-346 para a Força Aérea Brasileira e pelo menos seis para a Marinha do Brasil. Os dois países já conversavam sobre o assunto”, disse a reportagem.
Conforme noticiamos em 2022, o então Comandante Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, visitou as instalações da Aeronáutica Militare Italiana (AMI) na Base Aérea de Lecce, onde conheceu de perto o M-346 e, inclusive, voou no jato produzido pela Leonardo (saiba mais aqui).
“A FAB precisa urgentemente substituir os AMX, também desenvolvidos em cooperação com a Itália, e o M-346 é uma solução moderna e de custo acessível, que será complementar aos caças suecos Gripen”, disse Veja, citando sua fonte do Planalto.
De fato, a frota restante de AMX (A-1M) da FAB está nos estertores da sua vida operacional, situação que não é diferente com os atuais A-4 (AF-1) da Marinha. Ambos ainda não tem substitutos em vista, e sua aposentadoria criará uma lacuna na Defesa Aérea nacional. Além disso, desde 2010, quando os AT-26 Xavante foram desativados, a FAB carece de um vetor a jato – como o M-346 – que faça transição para as aeronaves de primeira linha. Atualmente os caçadores brasileiros saem do turboélice A-29 diretamente para os A-1M, F-5M e futuramente para o F-39.
A notícia de Veja encerra informando que “os aviões [italianos] deverão ser equipados com sistemas eletrônicos e armamento fabricados no Brasil”. Isto não seria novidade, uma vez que a AEL Eletrônica de Porto Alegre (RS), empresa do grupo israelense Elbit Systems, fornece, entre outros componentes, o Wide Area Display (WAD) que equipa os caças suecos Saab Gripen E e os jatos italianos Leonardo M-346.
@FFO