• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Itália comprará novos mísseis para seus F-35B Lightning II

18 de julho de 2024

Itália comprará novos mísseis para seus F-35B Lightning II. O governo italiano apresentou um pedido ao parlamento para adquirir armamentos necessários para que os F-35B Lightning II da Aeronautica Militare (AMI) atinjam a Capacidade Operacional Total (FOC). Duas armas chamaram a atenção, pois não estavam em pedidos anteriores divulgados publicamente.

Publicado em 15 de julho, a solicitação revelou que os F-35B da AMI serão armadas com os modernos míssieis Kongsberg-RTX (JSM) e MBDA Selected Precision Effects At Range (SPEAR) 3. Outras armas conhecidas anteriormente também estão no pedido, como diversos tipos de bombas guiadas (GBU), mísseis AIM-120 AMRAAM e Meteor, além de cartuchos de canhão de 25 mm

O Joint Strike Missile (JSM), desenvolvido pela Kongsberg Defense Systems em colaboração com a Raytheon, é um míssil guiado com precisão de longo alcance projetado para integração com o F-35 Lightning II e outras aeronaves modernas. Pode ser transportado internamente para manter a furtividade e se destina a missões de guerra anti-superfície e de ataque ao solo, visando ativos de alto valor no mar e em terra. O JSM possui sistemas de navegação avançados, alcance de mais de 300 quilômetros e capacidade de voo em baixa altitude para evitar detecção.

O míssil de precisão ar-solo MBDA Spear 3 tem alcance de mais de 140 quilômetros e pode ser utilizado contra diversos tipos de alvos, como veículos blindados, sistemas de defesa aérea e infraestrutura. O Spear 3 inclui um motor turbojato para ampliar seu alcance, um buscador multimodo de alta precisão e capacidades de guerra eletrônica para neutralizar as defesas. Seu tamanho compacto permite que vários mísseis sejam transportados pela aeronave, aumentando a flexibilidade tática.

A intensão da AMI é garantir que as suas aeronaves de quinta geração de decolagem curta e pouso vertical (STOVL) tenham as quantidades necessárias de armas para um cenário operacional hipotético de seis meses. Para isso, os F-35B requerem armas e sistemas de autoproteção para apoiar de forma eficaz o Esquadrão Naval contra ameaças atuais e futuras.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login