Itália celebra 10 mil horas dos seus F-35 com “Elephant Walk”. A frota de caças F-35A/B da Aeronáutica Militare Italiana (AMI) recentemente ultrapassou 10 mil horas de voo, em pouco mais de cinco anos de operações. Para celebrar a marca, a AMI organizou um “Elephant Walk” com 14 caças F-35 na pista da Base Aérea de Amendola, no sudeste do país.
Amendola é a sede da 32° Stormo (Ala), a primeira unidade da AMI – e na Europa – a operar a aeronave o jato de quinta geração desenvolvido pela Lockheed Martin. Desde a chegada do primeiro F-35, em 12 de dezembro de 2016, a Unidade alcançou a Capacidade Operacional Inicial em novembro de 2018, realizou o primeiro destacamento OTAN na Islândia em 2019 e o primeiro exercício Expedicionário com o F-35B em 2020.
Merece menção especial as operações dos F-35B embarcados no porta-aviões Cavour da Marinha Italiana, missões conjuntas com os F-35B do US Marine Corps (USMC) a bordo do HMC Queen Elizabeth e do porta-aviões da Royal Navy.
Recentemente quatro F-35A da AMI participaram do Exercício Lightning Shield, em Nevatim AB, Israel, ao lado dos F-35I israelenses do 116º Squadron “Lions of the South” e do 140º Sq “Golden Eagle”.
Para celebrar a marca de 10 mil horas de voo, 14 caças F-35A/B taxiaram juntos sobre a pista da Base Aérea de Amendola, realizando o tradicional “Elephant Walk”. Foram 12 F-35A “CTOL” (Conventional Take Off and Landing / Pouso e Decolagem Convencional) e dois F-35B STOVL (Short Take Off Vertical Landing / Decolagem Curta e Pouso Vertical).
O termo “Elephant Walk” (“Caminhada do Elefante”) remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os bombardeiros aliados se reuniram na pista para a decolagem, o que tornou-se um símbolo de poder aéreo. Nos últimos anos tem virado uma espécie de tradição a realização destas “Caminhadas”, não só para demonstração operacional, mas como fator de competição entre unidades da mesma e Força Aérea e até entre Forças.
Atualmente a frota de F-35 da AMI está composta por 15 F-35A e três F-35B, incluindo as três unidades baseadas nos EUA para treinamento de tripulantes. Duas aeronaves já receberam as marcações da 6° Stormo, de Ghedi, a segunda Ala que irá receber o caça de quinta geração.
Fonte: AMI
@FFO