Itália adquire o Raytheon AIM-9X Sidewinder. A Itália irá receber um lote de mísseis ar-ar infravermelho Raytheon AIM-9X Sidewinder até 2026. A assinatura, em 2 de fevereiro, de uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA – Letter of Offer and Acceptance) com o governo dos Estados Unidos, através do US naval Air Systems Command (NAVAIR), selou o acordo. Os novos mísseis irão equipar os caças stealth Lockheed Martin F-35A italianos.
A principal contratada é a Raytheon Missiles & Defense. De acordo com um comunicado da NAVAIR, a LOA consiste em uma “quantidade modesta” (nao especificada) de mísseis AIM-9X Block II/II+ para complementar a frota de F-35A da Aeronautica Militare Italiana (AMI) empregados pelo 32º Stormo de Amendola (LIBA) Luigi Rovelli. Essa aquisição fará parte do contrato de produção do Lote 23 da Marinha dos EUA, que será concedido em 2023 e entregue em 2026.
A Marinha Italiana, que também opera o caça de quinta geração, também recebeu uma LOA separada para os mísseis Lote 23 AIM-9X Block II/II+ para equipar seus f-35B. Espera-se que o Comando da Marina Militare a aceite “em breve” o acordo com a NAVAIR.
@CAS