

ITA celebrou 75 anos e concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao Engenheiro Fernando de Mendonça. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) comemorou na última sexta-feira (23/05), seus 75 anos de fundação com uma cerimônia realizada no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). O evento reuniu autoridades civis e militares e contou com uma exposição interativa que relembrou marcos históricos da instituição e destacou seus principais avanços nas últimas décadas.
A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, do Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, além de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB), representantes de instituições parceiras, professores e alunos.
Durante a cerimônia, servidores civis foram homenageados por completarem mais de 30 anos de dedicação. Militares da FAB também foram agraciados por tempo de serviço, com condecorações alusivas aos 10, 20 e 30 anos prestados à Instituição.
No hall do auditório Professor Doutor Antonio Francisco Lacaz Netto, onde ocorreu a solenidade, os participantes puderam visitar uma exposição com recursos de inteligência artificial que prestou tributo ao Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, fundador do ITA, além de apresentar projetos e pesquisas que marcaram a história da instituição.

Em seu discurso, o Reitor do ITA destacou a importância da expansão da instituição e reforçou a informação sobre a criação de um novo campus em Fortaleza (CE), com previsão de início das atividades em 2027. A nova unidade contará com os cursos de Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.
“Este será um novo capítulo com a expansão para o Nordeste, levando a excelência do ITA a uma nova região. O novo campus é a continuidade do legado construído por todos que passaram por esta instituição e que ajudaram a consolidar sua missão em prol da sociedade brasileira”, afirmou o Professor Lorenzi.

Referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e inovação, o ITA foi criado em 1950 com o objetivo de formar profissionais altamente capacitados para os desafios tecnológicos do país. Ao longo de 75 anos, mais de 15 mil engenheiros foram formados pela instituição, muitos deles ocupando posições de destaque em universidades, empresas, centros de pesquisa e nas Forças Armadas.
Doutor Honoris Causa
Como parte das comemorações, o ITA concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro eletrônico Fernando de Mendonça, ex-aluno da Turma de 1958 e um dos pioneiros do setor aeroespacial brasileiro. Primeiro diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Mendonça teve papel fundamental na criação do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte.

Ao conceder a honraria, o ITA reconhece não apenas o legado técnico e científico de Mendonça, mas também seu pioneirismo e visão estratégica em momentos decisivos para a consolidação do programa espacial brasileiro. Com o título, ele passa a integrar o seleto grupo de personalidades homenageadas pela instituição, ao lado de nomes como Alberto Santos Dumont (1956), Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho (1961) e Ozires Silva, fundador da Embraer (2021).

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a importância histórica da concessão do título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro Fernando de Mendonça. “Lembro que, um dia, Santos Dumont – possivelmente homenageado postumamente – teve sua família recebendo essa honraria, entregue talvez pelo reitor do ITA ou pelo Ministro da Aeronáutica da época. Mais adiante, Casimiro Montenegro Filho, quem sabe ainda em vida, recebeu o mesmo título, talvez entregue por um reitor e um Ministro da Aeronáutica. Mais recentemente, Ozires Silva também foi agraciado, numa cerimônia com a presença de autoridades como o reitor do ITA e o Ministro da Aeronáutica. E hoje, estamos aqui. Imaginem o orgulho daqueles que, em nome da instituição, entregaram essa homenagem à família de Santos Dumont. Imaginem o orgulho daqueles que prestaram essa honraria a Casimiro. Imaginem o orgulho daqueles que homenagearam Ozires. Agora, imaginem o nosso orgulho, neste momento que, quem sabe, esteja sendo igualmente protagonizado e marcado na história, ao homenagearmos o engenheiro Fernando de Mendonça”, salientou.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, ressaltou, na ocasião, o simbolismo da homenagem e o impacto da trajetória de Fernando de Mendonça na formação de gerações de profissionais que contribuem para o avanço do Brasil. “Homenagear o engenheiro Fernando de Mendonça é reconhecer um legado que transcende as fronteiras do tempo e da tecnologia. Ele representa a essência do que o ITA se propõe a formar: profissionais visionários, comprometidos com o desenvolvimento do país e com o avanço da ciência. Sua trajetória inspira nossos alunos e nos lembra da responsabilidade que temos em continuar formando líderes que transformarão o Brasil”, disse.
A concessão do título de Doutor Honoris Causa, valoriza trajetórias que inspiram novas gerações e contribuem para o avanço científico e tecnológico do Brasil.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO