ISW afirma que a Ucrânia eliminou 14 Ka-52 russos em 24h. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou em 17 de outubro que a Ucrânia disparou um ataque que tinha como alvo os aeródromos russos na região de Luhansk e na cidade portuária de Berdyansk, na região de Zaporizhzhia.
Empregando o MGM-140 Army Tactical Missile System (ATACMS), fabricado pela Lockheed Martin. Os mísseis específicos enviados para a Ucrânia têm um alcance aproximado de 100 milhas, provando ser um recurso estratégico para as Forças da Ucrânia durante uma fase essencial da sua resistência nas zonas leste e sul.
Este ataque teria danificado 14 helicópteros de ataque KAmov KA-52 Alligator. Segundo uma divulgação do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW — Institute for the Study of War), com sede nos EUA, feita em 18 de outubro, afirma que o ATACMS ucraniano provavelmente infligiu danos significativos a aeronaves e equipamentos russos no campo de aviação de Berdyansk em 17 de outubro, de acordo com imagens de satélite de 17 de outubro.
No entanto, o ISW ainda não apurou a extensão exata da destruição. O documento descreve que as dimensões dos danos ainda não foram definitivamente estabelecidas, no entanto, há probabilidade de que nove helicópteros em Berdyansk e outros cinco em Luhansk, tenham sido aniquilados.
Porém, existem relatos de outros Ka-52 tem sido danificados, com estilhaços. Imagens que circulam na internet mostram um Ka-52 danificado, supostamente atingido por um projétil ATACMS. O helicóptero danificado foi aparentemente capturado numa base aérea no território de Luhansk.
De acordo com imagens geradas por satélite, um mínimo de cinco helicópteros adversários sofreram danos neste local. Vários especialistas ucranianos especulam que os russos poderão evitar reparar os helicópteros Ka-52 impactados, optando, em vez disso, por redistribuí-los para as linhas da frente no seu atual estado de degradação.
Os militares ucranianos sugerem que as forças russas tinham helicópteros Mi-28, Mi-24 e Ka-52 estacionadas nos campos de aviação antes do ataque, sugerindo poder haver um potencial de mais danos infligidos. O Ka-52 vem sofrendo muitas perdas. Até agosto de 2023, as forças russas já haviam perdido 40 Ka-52.
A Ucrânia afirmou ter utilizado o ATACMS, que foi fornecido pelos EUA, pela primeira vez. Devido a um contra-ataque ucraniano, as linhas de defesa russas estão cada vez mais dependentes do apoio de aeronaves asas rotativas, dada a insuficiência de aeronaves de apoio aéreo aproximado de asa fixa.
@CAS