

Israeli Air Force destrói caças F-14A da IRIAF em Teerã. As Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que a Israeli Air Force (IAF) destruiu em solo dois Grumman F-14A Tomcat da Islamic Republic of Iran Air Force (IRIAF).
“Há poucos minutos, um avião da Força Aérea Israelense sobrevoando Teerã alvejou dois caças F-14 em uma base militar em Teerã. Esses caças estavam sendo usados para interceptar aeronaves da Força Aérea Israelense operando em céus iranianos”, publicou as IDF em sua contra no X.
Aparentemente o ataque foi feito na área militar do Tehran Mehrabad International Airport (THR/OIII), que abriga uma base aérea com várias unidades de transporte e uma de MiG-29. Os F-14A estariam de alerta para interceptar os caças israelenses que, desde o dia 12/06, vem efetivando diversos ataques aéreos ao país. O “strike” teria sido feito com bombas GBU-39/B SMB.
A IRIAF ainda tem cerca de 30 F-14A dos 79 recebidos a partir de 1976, antes da Revolução Islâmica. Eles operam em três unidades (81, 82 e 83 Esquadrão de Caças Táticos) sediados na Base Aérea de Shahid Beheshti anexa ao Aeroporto Internacional Isfahan (OIFM).
O governo israelense confirmou ontem, 15/06, que conquistou superioridade aérea sobre a área da capital Teerã e criou um corredor seguro entre Israel e a região. Segundo o IDF, não há registros de perdas de aeronaves da IAF na operação Leão Ascendente!

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS