

Israel vai usar o AT-802 Sky Warden da L3Harris para combater drones. A Israel Aerospace Industries (IAI) e a americana L3Harris firmaram um acordo em 15 de outubro de 2025, com o objetivo de desenvolver uma versão personalizada da aeronave de ataque leve Sky Warden. Designado como Blue Sky Warden, o avião será empregado especialmente em missões de combate aos drones de baixas velocidades.
De acordo com o comunicado divulgado pelas empresas, o Blue Sky Warden faz parte do Programa Israelense de Aeronaves de Ataque Leve e contará com software, hardware e sistemas de missão projetados e desenvolvidos pela IAI especificamente para Israel. Após a integração dos equipamentos, a IAI ficará responsável pela campanha de voos de testes junto com o Ministério da Defesa e a Força Aérea Israelense.

O Sky Warden é um projeto americano para operações de contra-insurgência desenvolvido pela L3Harris e Air Tractor a partir do consagrado monomotor agrícola AT-802U no âmbito do programa de Supervisão Armada do Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC). Designado como OA-1K Skyraider II pelo AFSOC, esta plataforma pode transportar sensores avançados e armas de precisão em missões de guerra irregular.
“Esta parceria estratégica com a IAI nos permite fornecer uma variante personalizada do nosso Sky Warden para atender às necessidades operacionais e industriais de Israel”, disse Jon Rambeau, Presidente de Sistemas de Missão Integrados da L3Harris. “A aeronave de ataque leve Sky Warden oferece a melhor resistência, carga útil e capacidade de sobrevivência da categoria, necessárias para missões ISR aerotransportadas e outras.”
“Ao combinar os sistemas de ponta e a experiência da IAI em integração de sistemas de missão com a plataforma Sky Warden da L3Harris, estamos oferecendo uma solução personalizada que atende às necessidades em evolução do Ministério da Defesa e da Força Aérea Israelense”, disse o CEO da IAI, Boaz Levy, que chamou a L3Harris de “um parceiro de longa data e confiável”.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO