Israel testa o High Availability Aerostat System. A Organização de Defesa de Mísseis de Israel (IMDO – Israel Missile Defense Organization) do Ministério da Defesa de Israel, iniciou a implantação de um Sistema Aerostato de Alta Disponibilidade (HAAS – High Availability Aerostat System) que é parte do sistema Sensor Elevado (ES – Elevated Sensor). Os testes iniciais para implantação de um sistema do ES ocorrem no norte de Israel, em instalações estabelecidas pelo MOD.
Após anos de desenvolvimento e fabricação, a IMDO, a Força Aérea de Israel (IAF) e a ELTA, subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI) e principal contratante do programa ES, iniciaram as operações iniciais nos últimos dias do HAAS, um dos maiores aeróstatos do mundo, desenvolvido e fabricado pela TCOM, uma empresa norte-americana especializada em soluções de vigilância de aeróstatos.
Ele é projetado para transportar um sistema de detecção aprimorado, para fornecer vigilância e alerta antecipado de ameaças avançadas. O sistema ES é composto pelo HAAS e um radar avançado projetado para detectar ameaças de longa distância quando operando em grandes altitudes. Ele fornecerá recursos adicionais de detecção e alerta antecipado para o sistema de detecção operacional de defesa aérea de Israel. Este sistema de radar foi desenvolvido no âmbito de um programa cooperativo entre a IMDO e a U.S. Missile Defense Agency (MDA).
Diretor IMDO, Moshe Patel: “Em várias campanhas de teste de voo conduzidas nos últimos meses, demonstramos as excelentes capacidades da defesa antimísseis de Israel, incluindo contra mísseis de cruzeiro. A IMDO e o MDA, junto com a IAF e as indústrias de defesa, estão melhorando constantemente as capacidades de detecção de ameaças de Israel. Este sistema aerostático irá cruzar em grandes altitudes e fornecer uma capacidade de detecção multidirecional excepcional contra ameaças avançadas. ”
Diretor do MDA, vice-almirante Jon Hill: “O Sensor Elevado é outro grande exemplo de cooperação entre a Agência de Defesa de Mísseis, IMDO e parceiros da indústria. A tecnologia e a pesquisa desenvolvidas são um benefício para ambas as nações. Além disso, este sistema aumentará ainda mais as capacidades avançadas de detecção de ameaças de Israel para manter a vantagem militar qualitativa de Israel”.
Comandante da IAF, General de Divisão Amikam Norkin: “O sistema ES será um componente significativo na fortalecer nossas capacidades para defender as fronteiras do país contra uma variedade de ameaças e nos permitirá construir uma imagem de vigilância aérea mais precisa e ampla. A IAF tem sistemas defensivos e ofensivos para defender o Estado de Israel e sua soberania”.
Fonte: IAI
@CAS