Israel realiza testes com laser de alta potência. O Ministério da Defesa de Israel (MOD Israel), a Elbit Systems e A Israeli Air Force (IAF) divulgaram um comunicado hoje (21/06) informando que concluíram com êxito uma série de testes de interceptação empregando um sistema aerotransportado a laser de alta potência. Israel está entre os primeiros países do mundo a demonstrar esta capacidade de forma efetiva. O sistema interceptou drones com sucesso em um alcance de mais de 1 km.
A série de experimentos foi conduzida sob a liderança da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (Directorate of Defense Research and Development – DDR&D) do MoD de Israel. O sistema laser fo instalado em uma aeronave Cessna 202B Grand Caravan, matricula 4X-CZE da empresa LifeAir Aviation, arrendado para a Elbit Systems. O sistema foi acomodado na parte traseira esquerda da aeronave, na altura da base da porta principal que foi modificada para permitir os disparos.
Durante os testes o sistema interceptou e destruiu – em vários cenários – diversos UAV (Unmanned Aerial Vehicle) em diferentes faixas, altitudes e atitudes de voo. Os experimentos pioneiros, foram conduzidos em um campo experimental no centro do país – a unidade de teste de mísseis “Yanat” da Força Aérea de Israel.
Originally MoD Israel vídeo
Israel está entre os primeiros países do mundo a ter sucesso no amadurecimento da tecnologia de laser aerotransportado. Esta série de testes é a primeira fase de um programa piloto plurianual do MoD de Israel e Elbit Systems para desenvolver um sistema de laser aerotransportado de alta potência para lidar com ameaças aéreas.
A interceptação usando um poderoso laser aéreo tem muitas vantagens, incluindo baixo custo e a capacidade de interceptar ameaças a longas distâncias, grandes altitudes e sem restrições climáticas, além de fornecer um escudo protetor em locais estratégicos, cidades ou perímetro aéreo. O sistema de laser aéreo complementará o sistema de defesa de várias camadas de Israel, ou seja, atuará em conjunto com os sistemas “Iron Dome”, “Magic Wand” e “Arrow”, aumentando a eficácia da defesa do país.
“Parabenizo a Mapat do Ministério da Defesa, Elbit Systems e da Força Aérea pelo avanço tecnológico. Vocês estão nos aproximando de outro objetivo importante para o sistema de defesa multicamadas do Estado de Israel. Esse objetivo é trazer segurança e economia. O laser adicionará mais proteção a uma variedade de ameaças, enquanto reduz e muito o nosso custo operacional. Estou confiante de que a indústria de defesa israelense terá sucesso neste importante desenvolvimento. Irei trabalhar pessoalmente para promovê-lo”.
Ministro da Defesa – Bnei Gantz.
“Estamos orgulhosos de liderar, junto com DDR&D e a Força Aérea, o desenvolvimento desta capacidade estratégica. Lasers terrestres e aéreos, como um escudo do céu e outros.”
Oren Sabag – CEO da Elbit Intelligence Systems.
@CAS