Israel realiza testes bem-sucedidos com sistema de interceptação a laser. As Forças Armadas Israelenses e a indústria de defesa local realizaram novos testes do sistema de defesa antiaérea por laser desenvolvido no país, conhecido como “Magen Or”. De acordo com o Jerusalém Post, as ações foram realizadas recentemente, em uma área de testes no sul de Israel.
A demonstração do sistema laser foi realizada pela Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Defesa (DDR&D) em conjunto com a Rafael Advanced Defense Systems. O armamento interceptou com precisão, alvos como veículos aéreos não tripulados (UAVs), morteiros, foguetes e mísseis antitanque, em diferentes cenários.
“Estamos em um momento histórico. Pela primeira vez, uma arma de energia mostrou-se realmente funcional…Ninguém no mundo havia demonstrado tais capacidades, e Israel foi o primeiro a realizar um disparo real. Estamos em uma nova era, com armas baseadas em energia”, disse o Brig. Gen. Yaniv Rotem, Chefe da Administração de Desenvolvimento de Armas do Ministério da Defesa.
Rotem disse a repórteres que o sistema foi capazes de interceptar uma variedade de ameaças aéreas. Segundo ele, o “Magen Or” será capaz de destruir alvos a uma distância entre 8 e 10 quilômetros, com um feixe de laser que ultrapassa 100 quilowatts.
O Ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, disse que o seu país se tornou um dos primeiros a ter sucesso operacional de campo no desenvolvimento da poderosa tecnologia de laser de alta-potência, demonstrando sucesso na capacidade de interceptações de alvos reais.
“Armas baseadas em energia, com laser de alta potência, são na minha opinião, um divisor de águas muito significativo. O sistema contribuirá para a negação de capacidades críticas do inimigo em todas as arenas”, disse Gantz.
Segundo o ministro da Defesa, o sistema é “eficaz, preciso e fácil de operar” e é significativamente mais barato do que qualquer outro sistema de defesa aérea. Futuras versões embarcadas do sistema laser de alta potência estão sendo desenvolvidas pela Elbit Systems, para equipar aviões e drones, além de um modelo móvel terrestre.
O Ministério da Defesa assinou um acordo com a Rafael Advanced Defense Systems para desenvolver o sistema “Magen Or”, que será integrado à defesa aérea de vários níveis de Israel para ser usado ao lado do atual Iron Dome.
Embora Gantz tenha dito que ainda levará algum tempo até que o sistema esteja totalmente operacional, essa é uma conquista da indústria local, que trabalha em conjunto para estabelecer um novo “guarda-chuva” de segurança para os cidadãos de Israel.
Fonte: Jerusalém Post
@FFO