ISRAEL: primeiro voo humanitário da FAB decolou de Tel Aviv trazendo 211 brasileiros. O primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com 211 brasileiros resgatados de Israel decolou pouco depois das 14h (horário de Brasília) de hoje (10/10) do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv. O Airbus C-30, matrícula 2901, deverá pousar na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, aproximadamente às 04h00 da madrugada desta quarta-feira (11/10).
Até a manhã de ontem, cerca de 2,2 mil brasileiros já tinham contatado a embaixada brasileira em Tel Aviv, em busca de ajuda para deixar Israel. Segundo o Itamaraty, a maioria deles é formada por turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (07), o grupo terrorista Hamas invadiu o território israelense.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, em torno de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil na Palestina. Além disso, muitos turistas visitam a região, seja para conhecer locais considerados sagrados, seja para participar de eventos. Neste primeiro momento, o Itamaraty priorizou o traslado de cidadãos que residem no Brasil e visitavam a região do conflito sem ter passagem de volta para o Brasil.
Um KC-390 Millennium decolou na tarde de hoje da Base Aérea de Brasília para Roma. A aeronave realizará pousos técnicos em Recife/PE e Cabo Verde. A previsão de duração das etapas, até o destino, é de mais de 15 horas. Em coordenação com o governo de Israel, a aeronave seguirá de Roma para Tel Aviv.
O segundo Airbus C-30 da FAB (2902) deverá decolar de Israel amanhã (11/10), com 210 brasileiros resgatados, pousando diretamente no Rio de Janeiro (Galeão). Para os próximos dias, a Força Aérea Brasileira prevê os seguintes voos: 12/10 um Embraer KC-390 com 60 passageiros (Tel Aviv-Lisboa-Ilha do Sal-Recife-Guarulhos); 13/10 Airbus C-30 com 210 passageiros (Tel Aviv-Galeão); 14/10 Airbus C-30 com 210 passageiros (Tel Aviv-Galeão).
Airbus A330-200 (C-30)
Com a aquisição dos dois Airbus A330-200 (designação militar C-30), a FAB aumentou sua capacidade em ações estratégicas, apoio logístico e ações humanitárias, sejam elas nacionais ou internacionais. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, a aeronave também é capaz de realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) para inúmeros pacientes.
Os C-30 atualmente operam na configuração comercial, ou seja, podem transportar até 238 passageiros, 45 toneladas de cargas (nos porões) e voar uma distância de 14,5 mil quilômetros. Futuramente eles passarão pelo processo de conversão militar MRTT (Multi Role Tanker Transport), a ser realizada pela Airbus. Somente após isso eles poderão realizar missões de reabastecimento em voo com outras aeronaves da FAB.
@FFO