ISRAEL: primeiro C-30 da FAB está na Europa para repatriar brasileiros do Oriente Médio. Está em Roma, na Itália, o Airbus C-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado pelo governo brasileiro para repatriar cidadãos que desejam sair do Oriente Médio devido ao conflito iniciado sábado (07/10) entre Israel e o Hamas. Este é o primeiro de seis aeronaves da FAB disponibilizadas para a missão.
O Airbus C-30, matrícula 2901, com capacidade para 230 passageiros, pousou na capital italiana às 07h50 (horário local, 02h50 no horário de Brasília) desta segunda-feira (09/10), após cumprir um voo de nove horas de duração desde a Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte.
A expectativa do Comando da Aeronáutica é que, até amanhã (10/10), o FAB 2901 voe de Roma para para Tel Aviv, em Israel, a fim de embarcar o primeiro grupo de brasileiros dispostos a retornar ao Brasil.
O outro Airbus C-30 da FAB (matrícula 2902), deverá decolar ainda hoje de Brasília para Roma. A FAB ainda reservou para esta missão de repatriação, dois Embraer KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e dois Embraer VC-2 do Grupo de Transporte Especial (GTE), com capacidade para transportar até 40 passageiros cada.
O Itamaraty estima que ao menos 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em áreas da zona de conflito. Em Israel, a Embaixada do Brasil tinha reunido, até ontem (08/10), cerca de mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil. A maioria deles são turistas que estão em Israel.
De acordo com a agência EBC, nos últimos anos, as Forças Armadas do Brasil realizaram quatro operações de repatriação, por ar e por terra, na Turquia, na Ucrânia, na China e na Bolívia, com cinco aeronaves e 30 viaturas, que resultaram no resgate de, aproximadamente, 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.
@FFO