Base Aérea Iraniana é atacada, mas Israel não assume a ação. Na noite de ontem (18/04), madrugada de sexta-feira no Oriente Médio, instalações militares na cidade iraniana de Isfahan foram alvos de mísseis lançados por Israel, que cumpriu a sua promessa de retaliação aos ataques realizados por Teerã na semana passada.
Apesar de ter anunciado durante a semana que poderia fazer um ataque ao Irã, o governo de Israel não assumiu a ação. Por sua vez, vários órgãos de imprensa dos EUA confirmaram através de uma fonte do governo norte-americano que Israel seria o autor deste ao Irã. A Casa Branca e o Pentágono também não comentaram as informações.
A agência estatal de notícias IRNA relatou que as autoridades iranianas ativaram os sistemas de defesa aérea em várias partes do país. O espaço aéreo do Irã foi fechado temporariamente para voos civis, forçando o cancelamento de vários voos saindo e chegando da capital Teerã e de outras cidades do interior.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram fortes explosões na região onde fica a importante Base Aérea de Isfahan, sede de diversos Esquadrões da Força Aérea do Iraniana, inclusive com caças F-14 Tomcats.
Um alto comandante militar iraniano ouvido pela agência de notícias estatal iraniana Tasnim disse que “a forte explosão ouvida perto da Base Aérea de Isfahan foi causada por disparos de defesa aérea contra um objeto suspeito.”
Por sua vez, o porta-voz do Centro Nacional de Defesa Aérea do Irã, Hossein Dalirian, confirmou que os sistemas de defesa aérea do país derrubaram três drones e que “não havia relatos de um ataque com mísseis”.
@FFO