• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

ISRAEL: helicóptero CH-53D da IAF abatido pelo Hamas

16 de outubro de 2023
ISRAEL: helicóptero CH-53D da IAF abatido pelo Hamas (Fotos: Redes Sociais).
ISRAEL: helicóptero CH-53D da IAF abatido pelo Hamas (Fotos: Redes Sociais).

ISRAEL: helicóptero CH-53D da IAF abatido pelo Hamas. As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram que um helicóptero de transporte pesado CH-53D 2025 Ya’sur foi abatido no sábado (07/10), pela artilharia antiaérea do Hamas. De acordo com as informações, o helicóptero fez um pouso de emergência na região de Kibutz Beeri, no sul do país, após ter sido atingido por disparos dos terroristas.

Todos os tripulantes do CH-53 teriam conseguido deixar a aeronave antes de ser consumida pelo fogo. Informações não oficias dizem que o helicóptero estaria transportando dezenas de militares das forças especiais israelenses para a área do conflito no sul do País.

Imagens divulgadas no “X” (antigo Twitter) mostram que o Sikorsky CH-53D 2025 foi completamente destruído pelo incêndio após ser atingido por um míssil antitanque guiado (ATGM) disparado pelos combatentes do Hamas. Esta seria a primeira confirmação de um helicóptero militar israelense abatido na guerra.

Em comunicado, a IDF relatou que no primeiro deia de combates, pelo menos três dos seus helicópteros realizaram pousos de emergência após serem danificados ​​por disparos de armas leves do Hamas. Não foi informado detalhes de tipo e local dos incidentes.

CH-53D Ya’sur

O CH-53 Stallion (Sikorsky S-65) é uma família de helicópteros de transporte pesados produzidos pela Sikorsky Aircraft entre 1964 e 1978 e originalmente desenvolvidos para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Os primeiros CH-53D chegaram para a Força Aérea Israelense em 1970.

Atualmente a IAF opera as versões CH-53D 2000 e 2025, modernizadas no final da década de 1990 pela empresa Israel Aircraft Industries. A frota da Divisão Ya’sur da IAF é composta por cerca de 23 aeronaves divididas em duas unidades, o Esquadrão 114 “The Night Leaders Squadron” e o Esquadrão 118 “The Nocturnal Birds of Prey Squadron”, ambos sediados na Base Aérea de Tel Nof, região central dos País.

No início de 2021, o Ministério de Defesa Israelense anunciou que escolheu o Lockheed Martin CH-53K King Stallion, como substitutos para os envelhecidos CH-53D Ya’sur da IAF. A entrega dos primeiros CH-53K estava prevista para 2025, mas não há confirmação se o cronograma está sendo mantido.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login