ISRAEL: helicóptero CH-53D da IAF abatido pelo Hamas. As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram que um helicóptero de transporte pesado CH-53D 2025 Ya’sur foi abatido no sábado (07/10), pela artilharia antiaérea do Hamas. De acordo com as informações, o helicóptero fez um pouso de emergência na região de Kibutz Beeri, no sul do país, após ter sido atingido por disparos dos terroristas.
Todos os tripulantes do CH-53 teriam conseguido deixar a aeronave antes de ser consumida pelo fogo. Informações não oficias dizem que o helicóptero estaria transportando dezenas de militares das forças especiais israelenses para a área do conflito no sul do País.
Imagens divulgadas no “X” (antigo Twitter) mostram que o Sikorsky CH-53D 2025 foi completamente destruído pelo incêndio após ser atingido por um míssil antitanque guiado (ATGM) disparado pelos combatentes do Hamas. Esta seria a primeira confirmação de um helicóptero militar israelense abatido na guerra.
Em comunicado, a IDF relatou que no primeiro deia de combates, pelo menos três dos seus helicópteros realizaram pousos de emergência após serem danificados por disparos de armas leves do Hamas. Não foi informado detalhes de tipo e local dos incidentes.
CH-53D Ya’sur
O CH-53 Stallion (Sikorsky S-65) é uma família de helicópteros de transporte pesados produzidos pela Sikorsky Aircraft entre 1964 e 1978 e originalmente desenvolvidos para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Os primeiros CH-53D chegaram para a Força Aérea Israelense em 1970.
Atualmente a IAF opera as versões CH-53D 2000 e 2025, modernizadas no final da década de 1990 pela empresa Israel Aircraft Industries. A frota da Divisão Ya’sur da IAF é composta por cerca de 23 aeronaves divididas em duas unidades, o Esquadrão 114 “The Night Leaders Squadron” e o Esquadrão 118 “The Nocturnal Birds of Prey Squadron”, ambos sediados na Base Aérea de Tel Nof, região central dos País.
No início de 2021, o Ministério de Defesa Israelense anunciou que escolheu o Lockheed Martin CH-53K King Stallion, como substitutos para os envelhecidos CH-53D Ya’sur da IAF. A entrega dos primeiros CH-53K estava prevista para 2025, mas não há confirmação se o cronograma está sendo mantido.
@FFO