Recentemente, o 131º Esquadrão “Yellow Bird” da Força Aérea de Israel (IAF), informou o final do processo de atualização de aviônicos da frota de oito C-130H “Karnaf”, agora denominados C-130HI “Avionic Karnaf”, após a modernização.
O projeto de atualização da frota de C-130H começou em fevereiro de 2008, com a necessidade de instalação de novos aviônicos e sistemas. O primeiro Karnaf (denominação da IAF para o Hércules) entrou no processo de modernização em 2015, com a atuação das empresas israelenses Elbit Systems, responsável pela aviônica, e pela IAI (Indústrias Aeroespaciais de Israel), responsável pela manutenção pesada e substituição da seção central das asas. O novo C-130HI é um projeto originalmente israelense.
Em 2017 o 131º Esquadrão se dividiu em dois departamentos, um operando os C-130H “Karnaf”, enquanto o outro concentrava os modernizados C-130HI “Avionic Karnaf”. Para se adequar internamente, o Esquadrão ficou duas semanas sem voar, preparando e formando uma equipe de integração para a adaptação da nova doutrina dos aviões atualizados.
“Foi um projeto complexo. Pegar um Karnaf em operação há quase meio século e apresentá-lo para uma nova geração. Conseguimos combinar o passado com o futuro, mantendo a forte herança do esquadrão. O processo exigiu um planejamento rigoroso e um combinação de várias áreas profissionais. Ao longo de todo o período, recebemos feedback das tripulações e continuamos melhorando”, disse o Maj Mordi, Comandante do Departamento de Aeronaves de transporte do Esquadrão de Manutenção de Nevatim.
Para trazer o velho C-130H à geração atual, muitas novas funções foram adicionadas na plataforma de voo, com um painel totalmente glass cockpit. Os antigos instrumentos analógicos e de tubos CRT, que exibiam informações de navegação, parâmetros de motores e radar meteorológico, foram reunidos em novas telas LCD de última geração, bem como a instalação de Head-up display (HUD) e novos sistemas de comunicação e datalink. Além dos aprimoramentos dos aviônicos, foi realizada uma completa revisão estrutural, incluindo com a substituição da seção central da asa.
O processo de modernização também levou consequente otimização nos programas de treinamentos. Isso resultou na certificação mais rápida, fazendo com que os jovens pilotos estejam aptos para realizar missões complexas em menor tempo, o que antes não era possível.
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