O Ministério da Defesa de Israel estaria demonstrando interesse em retomar as negociações para a aquisição de 12 Bell-Boeing V-22 Osprey. Além das aeronaves, o pacote envolveria motores adicionais (AE 1107C Rolls Royce), FLIR – Forward Looking InfraRed Radars (AN/AAQ-27), além de outros equipamentos específicos.
Informações dão conta que o Ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, voltou a carga pela aprovação do contrato de compra dos V-22 Ospreys, uma aquisição há muito desejada pela Força Aérea Israelense, mas suspensa em fevereiro por questões orçamentárias.
Em 2012 Israel iniciou tratativas para a aquisição de uma frota de V-22, com todas as especificações para atender as necessidades de Israel. Em 2014 o Departamento de Estado dos EUA deu luz verde para venda de seis aeronaves V-22B Bloco C para Israel por US $ 1,13 bilhão, mas o negócio não chegou a ser concretizado.
O V-22 Osprey, chamado de triltor, tem capacidade de decolagem e pouso vertical como um helicóptero e podem voar com a a velocidade e o alcance similar a uma aeronave turboélice de asas fixas. Essa combinação resulta em recursos que permitem ao V-22 preencher um nicho operacional diferente de qualquer outra aeronave. Ele pode transportar 24 soldados duas vezes mais rápido e cinco vezes mais longe do que qualquer helicóptero atual.
Se a negociação for concretizada, Israel será o segundo país, depois do Japão, a comprar aeronaves Osprey. O Japão encomendou as primeiras cinco aeronaves para a sua Força Marítima de Autodefesa do Japão (Japan Maritime SelfDefense Forces – JMSDF) Izumo (22DDH), em julho de 2015 por $ 332 milhões, tendo recebidos os primeiros em maio deste ano.
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