Israel escolheu o CH-53K como seu novo helicóptero de transporte pesado. O Ministério de Defesa Israelense (MD) escolheu o helicóptero de transporte pesado Lockheed Martin CH-53K King Stallion, como substituto para os antigos CH-53D Ya’sur (CH-53 Stallion) da Força Aérea de Israel (IAF).
A IAF estava estudando há pelo menos quatro anos, um sucessor para os Ya’ sur, um projeto que tem mais de 50 anos, e está chegando ao final da sua vida utiil. As primeiras versões do CH-53 chegaram à Israel em 1970, e após atualizações realizadas pela Israel Aircraft Industries (IAI) em 1990, atualmente opera as versões 2000/2025.
O CH-53K King Stallion foi escolhido pelo Ministério da Defesa de Israel (MD), em vez do Boeing CH-47F/MH-47G Chinook, que estava na competição pelo contrato, que deverá envolver a aquisição de 20 à 25 unidades do novo helicóptero.
“Hoje, o ministro da Defesa Gantz aceitou as recomendações apresentadas pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças de Defesa de Israel, Tenente-General Aviv Kohavi, e o Diretor-Geral do Ministério da Defesa, General Maj. (Res.), Amir Eshel, para selecionar os helicópteros Lockheed Martin CH-53K como a nova aeronave de transporte pesado da IDF”, disse um comunicado do MD em 25 de fevereiro.
“É essencial para a capacidade das IDF de realizar uma ampla gama de atividades operacionais. O novo helicóptero está adaptado aos requisitos operacionais [da IAF] e aos desafios do campo de batalha em constante mudança”, comentou o Ministro da Defesa Benjamin Gantz.
O CH-53K King Stallion está em processo de testes e avaliações para entrar em serviço entre 2023 e 2024, na frota d U.S. Marine Corps, que planeja uma frota de mais de 200 novos helicópteros de transporte pesado. Equipado com três motores General Electric T-408, o King Stallion pode transportar cerca de 30 militares e levantar mais de 16 toneladas de carga externa.
@FFO