Israel encomenda 25 caças F-15EX Eagle II com opção para mais 25 adicionais. O Ministério da Defesa de Israel (MoD) anunciou ontem (07) a assinatura de um acordo envolvendo um pedido de 25 novos caças multifuncionais F-15EX Eagle II (designado F-15IA Israel Advanced) e opção para outras 25 unidades adicionais. As entregas iniciarão em 2031, com um ritmo de quatro a seis aeronaves por ano.
O pedido avaliado em US$ 5,2 bilhões, faz parte de um amplo pacote de ajuda militar aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos no início deste ano. A encomenda foi assinada no dia anterior ao anúncio de ontem, depois que as autoridades alinharam todos os detalhes das negociações com a Boeing, fabricante do jato de combate multifunção.
“O novo F-15IA será equipado com os mais modernos sistemas de armas, incluindo tecnologias israelenses de última geração. A aeronave atualizada contará com capacidades e alcances aprimoradas, maior carga útil e melhor desempenho em vários cenários operacionais”, disse o MoD israelense.
A Agência de Cooperação em Segurança de Defesa dos EUA (DSCA) aprovou em agosto deste ano a venda para Israel de até 50 caças F-15EX. O pacote aprovado incluiu também as atualizações de 25 F-15I que atualmente compõem a frota da Força Aérea Israelense (IAF), elevando essas aeronaves para o padrão F-15I+.
“Enquanto focamos nas necessidades imediatas de avançados armamentos e munições em níveis sem precedentes, estamos investindo simultaneamente em capacidades estratégicas de longo prazo. Este Esquadrão de F-15IA, juntamente com o terceiro Esquadrão F-35A adquirido no início deste ano, representa um aprimoramento histórico de nosso poder aéreo e alcance estratégico, capacidades que se mostraram cruciais durante a guerra atual”, afirmou Eyal Zamir, diretor-geral do Ministério da Defesa,.
@FFO