• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Israel e Irã: acordo de cessar-fogo falhou?

24 de junho de 2025

Flags of Israel and Iran, as conflict between countries.

Israel e Irã: acordo de cessar-fogo falhou? O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu | O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei | O presidente Donald Trump são os personagens deste conflito.
Israel e Irã: acordo de cessar-fogo falhou?
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei
O presidente Donald Trump são os personagens deste conflito.

Israel e Irã: acordo de cessar-fogo falhou? Horas após anunciar um cessar-fogo em suas redes sociais, Trump diz que “não está feliz” com Israel e Irã alegando violações do acordo que poria um fim a guerra no Oriente Médio.

Na noite de 23/06, o presidente americano Donald Trump fez um anúncio, como de costumeiro via redes sociais, que a proposta americana mediada pelo Catar que Irã e Israel teriam aceitado um acordo de cessar-fogo. O Irã chegou confirmar que havia aceitado o acordo, porém Israel não o fez oficialmente.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira (24/06) que um cessar-fogo estava em vigor, logo após a mídia estatal iraniana anunciar que Teerã havia disparado sua ”última rodada” de mísseis contra Israel. Inclusive, Trump se colocando como o responsável pela paz.

O acordo descrito por Trump envolve dois períodos de cessar-fogo de 12 horas, começando com o Irã por volta das 0h (horário de Brasília). Isso ocorreria “quando Israel e Irã tivessem reduzido a intensidade e concluído suas missões finais em andamento”, disse Trump. Israel então seguiria com um segundo cessar-fogo de 12 horas. Após 24 horas, a guerra seria oficialmente declarada encerrada, disse Trump.

Porém, faltou combinar com os “russos” como diria Garrincha.

A frase “Seu Feola, o senhor já combinou com os russos?” Foi cunhada pelo craque do Botafogo e da Seleção Brasileira Mané Garrincha (Manoel Francisco dos Santos), antes do jogo Brasil x União Soviética, Copa do Mundo de 1958 na Suécia.

Reza a lenda que na Copa de 1958, durante a preleção antes do jogo, o técnico brasileiro Vicente Feola reuniu os jogadores e combinou a estratégia da partida. Dirigindo-se a Garrincha, o técnico disse: “Mané, você pega a bola e dribla o primeiro beque; quando chegar o segundo, você dribla também. Vai até a linha de fundo e cruza forte para trás, para o Vavá marcar”. Malicioso, Garrincha respondeu: “Tudo bem, seu Feola, mas o senhor já combinou com os russos?”

A história, contada por diversos autores e narradores, se tornou um clássico do futebol brasileiro, sendo usada para ilustrar situações em que alguém age sem considerar as consequências ou combinar certinho a ação com terceiros envolvidos. 

Trump: Israel e Irã concordaram com um cessar-fogo. Fonte Flags.
Israel e Irã: acordo de cessar-fogo falhou?

Pois parece que foi isto que aconteceu e acabou deixando o acordo de cessar-fogo frágil e sujeito a violações. O anúncio de cessar-fogo ocorreu depois que o Irã realizou ataques de mísseis de retaliação na Base Aérea Americana de Al Udeid, no Catar. Poucas horas após a declaração, Israel acusou o Irã de violar o cessar-fogo com novos ataques de mísseis — o que Teerã negou, conforme a mídia iraniana.

Trump diz que “não está feliz” com Teerã e Israel, solicitando ao estado judeu que não prossiga com um ataque de mísseis de retaliação contra o Irã. “O CESSAR-FOGO ESTÁ EM VIGOR. POR FAVOR, NÃO O VIOLE!”, disse Trump em uma publicação no Truth Social por volta da 1h da manhã nos Estados Unidos.

“Não estou satisfeito com Israel. Sabe, quando digo ‘ok, agora você tem 12 horas’, você não sai na primeira hora, e depois simplesmente ataca com tudo o que tem?! Então não estou satisfeito com eles. Também não estou satisfeito com o Irã”, expressou. Trump ainda firmou que ambos os países “lutam tanto e com tanta força que não sabem o que estão fazendo.”

Uma fonte da Casa Branca disse à CNN que Trump falou com Netanyahu na terça-feira (24/06) de manhã e foi “excepcionalmente firme e direto”. E disse: parem os ataques! Traga seus pilotos para casa! Israel fez ataques a um sítio de radar ao norte de Teerã nesta terça-feira (24/06). Israel não realizou ataques após Trump conversar com Netanyahu, diz governo.

Porém, permanecem dúvidas sobre a viabilidade do cessar-fogo real, que ponha fim a guerra. A viabilidade de um cessar-fogo parece tênue, assim como a disposição de ambos os países em aderir a ele, após os novos ataques de Israel ao Irã depois que a proposta de cessar-fogo foi anunciada. O menor ruído pode por fim a tudo. Também persistem questões sobre a possível retomada das negociações nucleares entre o Ocidente e Teerã — mesmo com os EUA dizendo que o programa nuclear iranianos não poderá ser reconstruído.

Trump embarcou hoje para Haia, na Holanda, para uma reunião de cúpula dos 32 membros da OTAN até o dia 25, e de lá reafirmou que o acordo Irã x Israel, está valendo.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login