Israel e EUA concluem a Desert Eagle. A USAF e a Heyl Ha’Avir (IAF – Israeli Air Force) concluíram esta semana – 10 de agosto o exercício Desert Eagle, realizada na base aérea da IAF de Ovda, no sul de Israel. Por parte da USAF participara os Boeing F-15E Strike Eagles do 494th Fighter Squadron – Panthers, sediado na RAF Lakenheath, UK. Já por parte da IAF participaram do exercício os F-16C Barak do 115 Squadron – The Flying Dragon sediados em Ovda e os F-15A/B Baz do 133 Squadron – Knights of the Twin Tail baseados em Tel Nof.
O Desert Eagles foi hospedado na casa do 133 Squadron, o esquadrão mais antigo, famoso e experiente de Israel, que é responsável pelo programa de desenvolvimento de táticas para engajamento em combate aéreo da Heyl Ha’Avir.
Em 2021, a IAF já participou e patrocinou uma série de exercícios de treinamento. Este exercício específico teve como objetivo atacar alvos vitais protegidos por aeronaves de defesa aérea operando em várias camadas. Ele também visou preparar para as tripulações da USAF e IAF para operar em conjunto com rápida integração, caso seja necessário atuar em um crise.
Em janeiro de 2021, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) anunciou que Israel, que pertencia à área de responsabilidade do U.S. European Command (EUCOM), estava sendo transferido para o U.S. Central Command (CENTCOM), que atua no Oriente Médio. A medida visa melhorar a cooperação entre Israel e outros países da região no enfrentamento da ameaça representada pelo Irã.
“As tripulações praticaram vários cenários operacionais no ar, incluindo exercícios combinados contra ameaças terrestres, aéreas e combinadas enquanto atingiam alvos designados”, informou um comunicado feito em conjunto pela IAF e CENTCOM.
@CAS