• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Israel: contrato para 12 CH-53K e dois KC-46A

4 de janeiro de 2022
Israel: contrato para 12 CH-53K e dois KC-46A (Arte: Boeing).
Israel: contrato para 12 CH-53K e dois KC-46A (Arte: Boeing).

Israel: contrato para 12 CH-53K e dois KC-46A. O governo de Israel assinou em 30 de dezembro de 2021 um contrato com o governo dos Estados Unidos para a compra de 12 helicópteros Sikorsky CH-53K King Stallion e duas aeronaves de reabastecimento em voo Boeing KC-46A Pegasus. O contrato ratifica as negociações entre os dois países via FMS, que vinham ocorrendo ao longo de 2021.

O negócio está avaliado em cerca de US$ 3,1 bilhões, se segundo o Ministério da Defesa de Israel, a aquisição é “parte de um programa mais amplo para fortalecer as capacidades do IDF e se preparar para lidar com ameaças atuais e em desenvolvimento”. O mesmo foi aprovado em novembro por ambos os governos.

Israel: contrato para 12 CH-53K e dois KC-46A. Os CH-53K irão substituir os veteranos CH-53D como os da imagem acima (Foto: IAF).
Israel: contrato para 12 CH-53K e dois KC-46A. Os CH-53K irão substituir os veteranos CH-53D como os da imagem acima (Foto: IAF).

O acordo, inclui opção de compra de mais seis helicópteros CH-53K adicionais para a Israeli Air Force (IAF) ou Força Aérea Israelense. Os primeiros helicópteros devem chegar a Israel em 2026, para substituir os autua Sikorsky CH-53D Yas’ur em serviço desde a década de 1960.

12 CH-53K foram encomendados para a IAF (Foto: US Navy).
12 CH-53K foram encomendados para a IAF (Foto: US Navy).

Já os dois KC-46A substituirão os KC-707 Re’em, cuja atual frota do 120 Sqn da IAF gira em torno de nove aeronaves, das quais não se sabe de fato quantas estão operacionais. Os Re’em são aeronaves civis Boeing 707-300 convertidos para a missão de reabastecimento em voo.

A mídia israelense tem especulado que os aviões de reabastecimento em voo podem ser cruciais para a realização de um ataque aéreo às instalações nucleares do Irã. Israel, que se opõe aos esforços das potências mundiais para reviver o acordo nuclear de Teerã de 2015, prometeu ação militar se a diplomacia falhar. O Irã insiste que suas ambições nucleares são pacíficas e no início deste mês realizou exercícios militares no Golfo Pérsico como um alerta a Israel.

Dois KC-46A foram adquiridos para a IAF, mas as entregra não será antecipada (Foto: Boeing).
Dois KC-46A foram adquiridos para a IAF, mas as entregra não será antecipada (Foto: Boeing).

O Brigadeiro General Shimon Tsentsiper, chefe de material da IAF, disse à Rádio do Exército de Israel em 30 de dezembro, que os aviões de reabastecimento encomendados não serão entregues antes de 2025, provável no final de 2023. Ele disse que Israel está tentando acelerar as entregas e que a intenção de adquirir um total de quatro deles. Em março passado, o Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou a venda para Israel de até oito KC-46A e equipamentos relacionados por US$ 2,4 bilhões. Em dezembro do ano passado, os EUA rejeitaram antecipar a entrega dos KC-46A IAF.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login