ISRAEL: C-130 da Argentina realizará ponte-aérea entre Tel Aviv e Roma. O governo da Argentina iniciou ontem (11/10) o plano de resgate dos seus cidadãos impossibilitados de deixar Israel por voos comerciais. Um C-130 Hércules da Força Aérea Argentina (FAA) foi enviado para Tel Aviv, com o objetivo de realizar a primeira missão humanitária.
De acordo com o Ministério de Relações Exteriores da Argentina (MRE), até o ontem 1.304 cidadãos argentinos procuraram a Embaixada de Israel em busca de conseguir um voo para deixar o país do Oriente Médio, que desde de sábado (07/10) está em guerra contra o grupo terrorista Hamas.
Desta forma, na terça-feira (10/10), o C-130H, matrícula TC-70, partiu da Base Aérea de El Palomar, situada nos arredores de Buenos Aires, com destino à Palma de Mallorca, Espanha, com duas paradas técnicas em Natal (RN) e na Ilha Gran Canárias, Espanha.
Em Palmar de Mallorca, a tripulação do TC-70 aguardou uma janela autorizando a decolagem rumo à Tel Aviv. Finalmente, pouco depois das 23h00 (horário local) de ontem (11/10), o voo humanitário “FAG80” decolou de Palma de Mallorca com destino à Tel Aviv, onde pousou na madrugada desta quinta-feira.
De acordo com a programação do Ministério das Relações Exteriores e do Ministéio da Defesa da Argentina, as pessoas retiradas de Israel no C-130H, serão levadas até Roma, na Itália. De lá, eles serão embarcados em voos da Aerolineas Argentinas com destino à Buenos Aires. Espera-se que o TC-70 realize diversos voos entre Israel e a Itália, abrindo uma ponte-aérea entre os dois países.
@FFO