Israel avança na aquisição do terceiro esquadrão F-35I Adir. O Ministério da Defesa de Israel anunciou recentemente o inicio do processo para a aquisição de um novo lote de caças Lockheed Martin F-35i Adir (designação israelense para o F-35A). O objetivo é ativar o terceiro esquadrão com aeronaves de 5ª geração na Força Aérea Israelense (IAF).
O escritório de aquisições do Ministério da Defesa israelense nos Estados Unidos apresentou formalmente o Pedido de Compra (LOR) à diretoria do F–35 Lightning II Joint Program Office (JPO), com a intenção de finalizar o acordo nos próximos meses.
O contrato de aproximadamente US$ 3 bilhões, envolve a compra de 25 novos F-35i Adir, juntamente com suporte técnico e serviços de manutenção associada. Com este pedido, a IAF passará a contar com uma frota de 75 caças furtivos produzidos pela Lockheed Martin. A estimativa é que após a assinatura do contrato, as entregas dessas aeronaves iniciem em 2027, e mantenham um ritmo de três aeronaves por ano.
Em conformidade com o acordo original assinado entre os governos e as empresas fabricantes da aeronave (Lockheed Martin) e do motor (Pratt & Whitney), a cadeia industrial israelense deverá estar envolvida no processo de produção dos novos caças F-35i.
Fonte: MD Israel
@FFO