Irlanda troca H135 pelo H145. Em 30 de dezembro de 2024, o Irish Air Corps (IAC) anunciou que receberá quatro helicópteros Airbus H145M. Os novos helicópteros são adquiridos como substitutos dos helicópteros utilitários EC135P2+ atualmente em serviço com o 302 Squadron.
O IAC opera dois EC135s, serial 270 (c/n 0425) e serial 271 (c/n 0431). Ambos foram entregues em novembro de 2005. As missões atuais do EC135 são treinamento de pilotos, suporte militar, ambulância aérea, transporte militar e VIP e utilidade geral.
O novo H145M trará consigo uma melhoria em relação às capacidades do EC135. O H145, sendo derivado do BK117, é maior que o EC135 e pode transportar até nove passageiros, em comparação com sete para o último. Ele também tem um peso máximo de decolagem aumentado e maior alcance.
O IAC também anunciou que o H145M será equipado com ISTAR (Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento) que o habilitará a realizar missões relacionadas. Uma delas será o suporte armado, algo para o qual o EC135 não está equipado.
Os novos helicópteros também serão usados para treinar pilotos para a Unidade de Apoio Aéreo da Gurda (GASU — Garda Air Support Unit). A GASU faz parte da Polícia e atualmente opera dois EC135. A unidade está baseada no Aeródromo Casement, Baldonnel, nos arredores da cidade de Dublin. O EC135T1 256 (c/n 0149) foi entregue em dezembro de 2002. Este foi seguido pelo EC135T2+ 272 (c/n 0478), que foi oficialmente entregue em janeiro de 2008. A primeira entrega do H145M ao IAC está prevista para o início de 2027.
Esses dois EC135s também estão programados para substituição, através de um contrato separado para compra de dois outros H145M. O primeiro deles, serializado 287, foi visto pela primeira vez nas instalações da Airbus em Donauwörth em setembro de 2024, com o registro de teste D-HBTS aplicado.
@CAS