Irlanda próximo de receber o primeiro C295MPA Persuader. O Irish Air Corps (IAC), braço aéreo das Forças Armadas da Irlanda, divulgou imagens do seu novo Airbus C295 Persuader na unidade do fabricante, em Sevilha, Espanha. A aeronave de patrulha marítima (MPA), matrícula 284, é a primeira de duas encomendadas pelo governo irlandês.
Ostentando uma camuflagem cinza escuro brilhante, padrão adotado nos seus novos Pilatus PC-12, o C295MPA foram encomendados em dezembro de 2019, com objetivo de substituir os dois CASA CN235M-100 (matrículas 252 e 253) que estão em serviço desde 1994. O primeiro Persuader deverá ser entregue no próximo mês de junho.
Os C295MPA serão configurados com o kit de missão Airbus Fully Integrated Tactical System (FITS), otimizados para vigilância marítima e proteção à pesca. Eles também contarão também com aviônicos Collins Aerospace Pro Line Fusion, que equipam a frota de C295 SAR da Força Aérea Real Canadense.
Os novos C295MPA serão designados ao 101 Squadron, subordinado à 1 Operations Wing, sediado na Base Aérea Casement/Baldonnel, região sudoeste de Dublin. Eles irão assumir as funções atualmente realizadas pelos CN235M, na missão principal de monitorar as 132 mil milhas quadradas da Zona Econômica Exclusiva da Irlanda, em operações de vigilância marítima e proteção à pesca ilegal. Além disto, os novos vetores MPA do Air Corps estarão disponíveis para missões de suporte logístico e transporte de tropas e equipamentos, evacuação médica e ambulância aérea e busca e salvamento.
O contrato assinado entre o governo irlandês e a Airbus tem o valor aproximado de € 221 milhões, e inclui além das duas aeronaves, equipamentos auxiliares e suporte técnico. A Airbus Defence and Space possui uma carteira de pedidos para 281 aeronaves C295 para operadores de 33 países. A frota em operação atual já ultrapassou meio milhão de horas de voo.
@FFO