Iraque quer 12 JF-17 Thunder. O governo iraquiano planeja adquirir 12 caças JF-17A Bloco III do Paquistão. A informação foi publicada neste final de semana pela imprensa paquistanesa, entre eles pelo Jornal Daily Pakistan, que afirma que o governo do Iraque já teria feito um acordo e possui mais de US$ 600 milhões em financiamento, destinados exclusivamente a compra dessas aeronaves, para equipar a Iraq Air Force (IQAF).
Fontes do jornal dizem que o Iraque é o primeiro país árabe a comprar jatos de combate do Paquistão, fabricados pela Pakistan Aeronautical Complex (PAC). Anteriormente, o Iraque havia manifestado interesse na compra de um lote de JF-17 Thunder Block 3, desenvolvidos em conjunto pelo Paquistão e pela China – através da parceria da PAC com a Chengdu Aircraft Corporation (CAC), mas ao que o atual acordo seria exclusivamente com a empresa paquistanesa.
Relatórios afirmam que uma delegação do Ministério da Defesa do Iraque visitou recentemente o Paquistão enquanto um acordo formal está previsto para ser assinado em outubro. O acordo teria sido fechado durante a visita ao Paquistão pelo subcomandante da Força Aérea Iraquiana, Major General Muhammad Majeed Mahdi Mahmood. O Paquistão também fez uma grande exposição de defesa na capital iraquiana no início de abril deste ano, oque teria contribuido para as bases do acordo.
O país árabe não é o primeiro a se interessar pelo caça paquistanês, já que a Argentina também teria optou por comprar 12 JF-17 Bloco III do Paquistão, embora ou o Ministério da Defesa Argentino tenha negado o interesse, em comunicado oficial dizendo que “o JF-17 nunca foi o caça preferido pela A Força Aérea Argentina”. Por outro lado, fontes afiram que oficiais argentino estiveram no Paquistão para avaliar a aeronave e negociar sua compra.
Além disso, fonte confirmam que Malásia está interessada pela aeronave de quarta geração desenvolvida PAC/CAC. Em abril, o The EurAsian Times publicou uma reportagem afirmando que as aeronaves do Paquistão e da China estavam entre as principais opções, junto com o FA-50 coreano, para as autoridades malaias.
O JF-17 Block III é um caça supersônico e multifuncional de 4+ geração, capaz de realizar missões de patrulha aérea de combate, interdição aérea, defesa aérea, ataque marítimo de longo alcance, ataques terrestres e missões de supressão de defesas (SEAD) e de guerra eletrônica (EW).
@CAS