Iraque derruba drone turco sobre Kirkuk no norte do país. O Comando de Defesa Aérea do Iraque (IADC) teria abatido um drone militar (UCAV) TAI Aksungur da Turquia sobre a cidade de Kirkuk, no norte do país, em 29 de agosto. Os destroços da aeronave caíram em uma área habitada no centro da cidade iraquiana.
Em declaração, o Comando de Operações Conjuntas do Iraque disse que às 09h00 os radares da defesa aérea detectaram um drone não identificado se aproximando da cidade de Kirkuk, mas não conseguiram identificá-lo. Por volta das 10h30, diversas testemunhas filmaram o drone caindo em Kirkuk.
Citando um representante da polícia local, a mídia iraquiana noticiou que o UCAV foi derrubado pelas baterias de defesa aéreas do país. A TV Al-Rabiaa citou o Brigadeiro-General Abdul Salam Hamoudi Ramadan, o vice-comandante da região norte do IADC, dizendo que sua força atingiu o UAV perto de Jimen, o qual caiu na cidade de Kirkuk.
A agência AP News disse que Oficiais da Força Aérea Iraquiana declararam que o drone recebeu um aviso “de acordo com o protocolo, antes de ser abatido pelas defesas aéreas”. O comunicado ainda afirmou que os dedtroços caíram sobre uma residência deixando “apenas perdas materiais”.
Pelo menos dois vídeos mostraram um míssil terra-ar sendo lançado contra o drone. O portal Janes informou que o míssil pareceu ser lançado por um sistema de defesa aérea Pantsir-S1, em serviço no IADC desde 2014. O site afirma que não foi possível confirmar que houve o engajamento do míssil com o alvo.
Ao avaliar os destroços, foi identificado como sendo um UCAV Aksungur da Força Aérea Turca. O Comando das Forças Armadas do Iraque abriram uma investigação para determinar as circunstâncias da queda da aeronave.
A cidade de Kirkuk é estrategicamente significativa, com uma população religiosa e étnica diversificada, que tem sido o foco de questões políticas com operações militares que tentam combater remanescentes do grupo extremista Estado Islâmico.
A Turquia frequentemente lança ataques contra alvos na Síria e no Iraque, os quais acredita abrigarem membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), um grupo separatista curdo que trava uma insurgência contra a Turquia desde a década de 1980.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, Öncü Keçeli, respondeu à declaração iraquiana afirmando que “Foi estabelecida uma coordenação com as autoridades iraquianas para esclarecer todos os detalhes do incidente”.
@FFO