Iraque de olho nos caças franceses Dassault Rafale. O governo iraquiano externou sua intenção em adquirir caças franceses Dassault Rafale para equipar a Força Aérea Iraquiana (IQAF). A informação surgiu no encerramento do exercício conjunto “Ababel 1”, que reuniu militares da IQAF e da Força Aérea Francesa neste mês de maio em Balad, no Iraque.
Na ocasião, o porta-voz do Comandante em Chefe das Forças Armadas do Iraque, General Yehia Rasool, confirmou que a IQAF está interessada nos supersônicos franceses. “O Comandante-em-Chefe Mohammed Shia al-Sudani ordenou a conclusão da capacitação das Forças Armadas do Iraque, incluindo a Força Aérea, para que o Iraque compre equipamentos militares modernos de muitos países, incluindo a França”, divulgou a Agência Nacional de Notícias do Iraque (INA).
A França é considerada pelo Iraque, um dos países mais desenvolvidos no campo das indústrias militares, explicou Rasool: “O Iraque está cooperando com a França em muitos campos, incluindo a defesa aérea. É importante que a Força Aérea Iraquiana realize treinamentos conjuntos com outros países, incluindo os membros da OTAN, como a França, a fim de aprimorar seus conhecimentos.”
Conforme publicamos no ano passado, em julho de 2022 surgiram relatos que o Iraque teria alocado um valor de US$ 3,2 bilhões em seu orçamento de defesa para o pagamento de um lote de quatorze caças Rafale. Essa alocação teria como garantia o fornecimento de petróleo como pagamento das aeronaves. Essa informação nunca foi oficializada.
A Força Aérea e Espacial Francesa (AAE) enviou para o Iraque três caças Rafale B/C, que atuaram ao lado dos F-16IQ Block 52 e F-16D Fighting Falcon da IQAF durante o “Ababel 1”.
@FFO