Iraque amplia número de missões ISR. As Forças Armadas Iraquianas aumentaram significativamente o número de horas de voo das suas aeronaves de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). Essa informação foi divulgada no último relatório trimestral do Gabinete do Inspetor Geral (OIG) do Departamento de Defesa dos EUA.
Tendo como base as informações fornecidas pela coalizão liderada pelos EUA (CJTF-OIR Combined Joint Task Force–Operation Inherent Resolve), o relatório diz que as aeronaves ISR de asas fixas da IAF voaram 85 horas em janeiro, 139 horas em fevereiro e 253 horas em março.
Embora a Força aérea Iraquiana (IQAF) esteja utilizando sua aeronave de vigilância King Air 350 principalmente em missões de transporte leve, ela ampliou o número de horas de ISR. Os outros vetores ISR de asas ficas da Força Aérea Iraquiana são os Cessna A/RC208 Caravans modificados, para os quais foram creditadas 59 horas de missão no trimestre.
Os veículos aéreos não tripulados (UAV) CH-4 de fabricação chinesa operados pelo Comando de Aviação do Exército Iraquiano (IAAC) parecem ter fornecido a maior parte das horas adicionais de ISR. Somente para eles foram contabilizadas 37 horas em janeiro e 86 em fevereiro. O relatório informa os números de março, mas cita que esses UAVs não foram usados para realizar ataques aéreos, embora possam ser armados com armas guiadas.
Durante alguns anos esses CH-4 ficaram fora de serviço por problemas de manutenção, até que em agosto de 2022 o Ministério da Defesa anunciou que eles estavam voltando ao serviço por meio de um contrato assinado com o fabricante no ano anterior.
@FFO