IRAATS ministra 1º treinamento aggressor a Typhoons da RAF. O Interim Red Air Aggressor Training Service (IRAATS) realizou sua primeira surtida de treinamento de prontidão operacional para a Royal Air Force (RAF) no dia 20 de dezembro. Uma aeronave L-159E ‘Honey Badger’ forneceu replicação de ameaça a um Eurofighter Typhoon FGR.4 do 41 Squadron em uma área de treinamento sobre o Mar do Norte.
O 41 Sq é uma unidade de caça de teste e avaliação. A oportunidade de treinar contra aeronaves diferentes pilotadas por pilotos experientes e usando táticas desconhecidas é considerada treinamento operacional essencial para esquadrões de linha de frente.
O primeiro de seu tipo no Reino Unido, o IRAATS é prestado pela empresa civil Draken Europe, que fornece um serviço de treinamento de aeronaves agressores de média a alta velocidade, usando sua frota de Aero Vodochody L-159E civis. O L-159E ALCA (Advanced Light Combat Aircraft) é ma aeronave leve de treinamento de combate multifunção, fabricado pela Aero Vodochody da República Tcheca.
“Estou absolutamente encantado em anunciar que o novo e empolgante serviço agressor ‘Red Air’ da RAF entregou sua primeira surtida de treinamento para a Força Aérea de Combate. Essa capacidade realmente desafiará nossos pilotos de combate aéreo, treinando-os com mais eficiência para operações futuras. O contrato foi entregue por meio de concorrência em um prazo muito curto, desde o início até a assinatura do contrato, e feito por toda uma equipe de força. É oportuno, acessível, exequível e oferece à Defesa uma excelente relação custo-benefício”.
Air Commodore ‘Cab’ Townsend, responsável sênior da RAF pelo IRAATS
Esta surtida foi o primeiro treinamento fornecido pelo IRAATS, e o programa agora atingirá a capacidade operacional total com oito L-159E a partir de janeiro de 2023.
Fonte: RAF.
@CAS