

Irã teria recebido os primeiros helicópteros de ataque Mi-28NE Havoc da Rússia. Imagens recentemente divulgadas nas redes sociais indicam que o Irã teria recebido seus primeiros helicópteros de ataque russos Mil Mi-28NE (codinome OTAN “Havoc”). As aeronaves estariam armazenadas no hangar da Pars Aerospace Services Company, no Aeroporto Internacional Mehrabad, em Teerã.
Ostentando uma peculiar camuflagem digitalizada em tons areia, a aeronave fotografada estava sem as pás do rotor principal e não tinha nenhuma marcação externa. Não há nenhuma informações oficial sobre o recebimento das aeronaves.

De acordo com uma informação do Status-6 (War & Military News), no início deste mês de janeiro um repórter especializado em defesa da agência estatal iraniana Tasnim, teria falado superficialmente sobre a chegada desses Havocs em Teerã.
O Irã conta com uma envelhecida frota de helicópteros de ataque americanos Bell AH-1 Cobra fabricados na década de 1970. Esses helicópteros foram extensivamente usados em combate durante a guerra com o Iraque na década de 1980. Parte da frota remanescente teria sido modernizada por empresas iranianas sem a licença do fabricante.
Para a substituição dos antigos Bell Cobra, em 2023 o governo iraniano teria firmado um contrato com a Rússia, envolvendo o pedido de uma quantidade não divulgada de novos helicópteros de ataque Mi-28NE Havoc.

Fabricado pela JSC Rostvertol, uma empresa do grupo Russian Helicopters, o Mi-28NE foi revelado no final da década de 1990. Equipado com um canhão móvel automático de 30 mm, o Havoc NE pode transportar uma ampla gama de armamentos, incluindo mísseis antitanque guiados com um alcance de até 10 quilômetros, mísseis guiados ar-ar, foguetes não guiados, canhões e bombas de até 500 kg.
Também conhecido como “Night Hunter”, o Mi-28NE tem uma capacidade de sobrevivência em combate aprimorada, uma vez que as pás do seu rotor principal podem suportar impactos de projéteis de 30 mm. Além disso, todas as suas janelas da cabine são blindadas e o cockpit é protegido por uma armadura de cerâmica. Além da Rússia e Irã, os Mi-28 são operados pela Argélia, Iraque e Uganda.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO