Irã: surgem fotos do drone Kaman-12 com míssil Almas. As redes sociais publicaram fotos da agência iraniana de notícias (IRNA) de um drone Kaman-12 armado com mísseis Almas, uma cópia não autorizada do míssil israelense Rafael Spike LR2. As fotos de dois mísseis Almas foram vistas em um Drone Kaman-12, indicando que ele foi integrado a aeronave remotamente pilotada, fazendo dela um drone ISR com capacidade UCAV (Unmanned Combat Aerial Vehicle). Ao fundo é possível ver um segundo Kaman-12 armado com o Alma, mas de cor diferente, o que pode indicar uma versão real e uma de treinamento.
O Kaman-12 é um drone iraniano, lanado em 2019, que voou pela primeira vez em 11 de setembro de 2020. Tem capacidade de voar a velocidade de 200 km/h, com alcance de 1.000 quilômetros e uma autonomia de aproximadamente 2.000 km. Ele foi projetado para missões ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) com um peso máximo de decolagem de 453 kg, sendo 99 de carga útil. Teria entrado em serviço no final de 2020 na Islamic Republic of Iran Air Force (IRIAF).
O Irã teria recebido mísseis Spike LR2 israelenses capturados durante a Guerra do Líbano de 2006 por combatentes do Hezbollah. A partir deste “contrabando”, uma variante não licenciada que atende pelo nome de Almas (em persa: الماس) foi desenvolvida sobe engenharia reversa, que acabou sendo revelado ao público em 7 de julho de 2021 pela Guarda Revolucionária (IRGC). Estima-se que ele pese em torno de 12 a 14 kg.
De acordo com a mídia iraniana, o míssil Almas é uma munição tipo Non Line Of Sight (NLOS) ou Fora da linha de visão, capaz de rastrear um alvo a até 8 km de distância, tendo um desempenho similar o míssil antitanque da Rafael Spike LR2, ao qual o Almas teria sido baseado. As informações básicas do LR2 para ataques ar-superfície tem uma alcance superior, de 6,2 nm (10 km). Já o Spike ER2 (NLOS) tem um alcance nominal é de 25 km (16 nm).
@CAS