Irã recebeu dois Yakolev Yak-130. A Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) recebeu recentemente dois novos Yakolev Yak-130. Os jatos russos de treinamento e ataque leve foram entregues ao Irã no final do mês passado.
As aeronaves, matrículas IRIAF 7-9700 e 7-9701, chegaram na Base Aérea Shahid Babaei em Isfahan, região central do país, a bordo de um cargueiro Antonov An-124 do 224º Destacamento de Voo das Forças Aeroespaciais da Rússia (RF VKS).
Em 2021 o governo do Irã encomendou 24 jatos de treinamento avançado e combate leve Yak-130. Esse número pode ter sofrido alteração, uma vez que as negociações envolvendo esses países sempre são envoltas de sigilo.
A entrega dos primeiros Yak-130 ao Irã, demonstra que a Rússia retomou a entrega de equipamentos para seus parceiros no exterior, especialmente o governo de Teerã que tem se mostrado um aliado fiel de Moscou na guerra ucraniana.
Cabe lembrar que o Irã aguarda a entrega dos primeiros caça-bombardeiros de quarta geração Sukhoi Su-35 pela Rússia. Essas aeronaves eram esperadas em março deste ano, mas o conflito com a Ucrânia e as sansões internacionais estão afetando a cadeia de suprimentos da indústria de defesa russa. O recebimento dos treinadores avançados Yak-130 é uma indicação que os Su-35 chegarão em breve ao Irã.
Em serviço desde 2011, atualmente o Yak-130 é empregado pelas forças aéreas da Rússia, Argélia, Vietnã, Bangladesh, Belarus, Mianmar e Síria.
@FFO