Irã receberá em breve caças Su-35 da Rússia. O Irã deverá receber em breve, um lote de caças Sukhoi Su-35, helicópteros militares, sistemas de defesa e mísseis, fabricados na Rússia. A informação foi de Shahriar Heydari, membro da comissão parlamentar de segurança nacional e política externa do Irã, em uma entrevista à um portal de notícias local.
Sem especificar números, o parlamentar disse ao portal Tasmin que “a maioria desses novos equipamentos em breve estará no país. Os caças Sukhoi 35, por exemplo, chegarão ao Irã no início do próximo ano”, referindo-se ao calendário persa, cujo novo ano se inicia em 21 de março de 2023.
Conforme noticiamos anteriormente, fontes internacionais acreditam que os aviões de combate envolvidos na negociação com o Irã, seriam os 24 caças Su-35SK originalmente destinados ao Egito, que acabou cancelando o pedido por pressão dos Estados Unidos e ameaças de sanções.
O Irã e a Rússia mantém fortes laços cooperativos na defesa, fortalecidos desde a invasão da Ucrânia, quando Teerã forneceu drones militares para as forças armadas russas. Essa aliança ampliou as sanções dos EUA e da União Europeia contra ambos países.
Os comentários de Heydari também chegam em um momento que a República Islâmica do Irã enfrenta uma crescente repreensão internacional, principalmente por sua repressão violenta contra distúrbios antigovernamentais e execuções de manifestantes.
@FFO