Irã realiza primeiro lançamento de mísseis com seus novos Yak-130. A Força Aérea Islâmica do Irã (IRIAF) realizou o primeiro lançamento de mísseis AAM R-73E com seus novos jatos Yak-130 (codinome OTAN “Mitten”) recebidos da Rússia em 2023.
Os disparos ocorreram durante o exercício Zolfaghar-1403. Um vídeo oficial divulgado pela IRIAF mostra o Yak-130, matrícula 7-9700, realizando uma missão de interceptação aérea de um drone-alvo, o qual foi destruído com um míssil ar-ar (AAM) R-73E.
Desenvolvidos para combate dentro do alcance visual ainda no período da União Soviética, os AAM R-73 começaram a ser fabricados em 1984 e se destacam pela alta manobrabilidade e potente empuxo vetorizado. Possui um buscador infravermelho de alta capacidade, que conta com resfriamento criogênico, resistência a contramedidas eletrônicas e capacidade de manter o alvo travado, mesmo se disparar sinalizadores durante manobras evasivas. O R-73 carrega uma ogiva de fragmentação de alta potência aproximadamente 7 quilos.
Inicialmente projetado para treinamento avançado de pilotos de combate, o Yak-130 pode ser empregado em uma gama maior de missões operacionais de combate aéreo e ataque leve ao solo. Estas são capacidades do Yak-130 são há muito tempo demandadas pela IRIAF, cuja atual frota envelhecida, baseada em jatos ocidentais com mais de40 anos como F-14 Tomcat, F-4E Phantom e F-5 Tiger, tem condições operacionais questionáveis. Importante ressaltar a recente encomenda pelo Irã de novos Sukhoi Su-35S russos, mas que sofrem com atrasos de entrega.
O Zolfaghar-1403 é um exercício de grande escala que envolveu meios aéreos, terrestres e navais. O porta-voz do exercício, Brigadeiro-General Alireza Sheikh, disse sobre o emprego do Yak-130 que o treinamento serviu para melhorar a interoperabilidade deste novo vetor com outras aeronaves da IRIAF, como dois MiG-29 que serviram de apoio avançado para localizar e identificar o drone-alvo antes do Yak-130 lançar o AAM R-73E.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO