Irã realiza o exercício conjunto Grande Profeta 19. Desde 4 de janeiro, as Forças Armadas Iranianas começaram um exercício chamado “Grande Profeta 19”, que continuará até 9 de janeiro. Muito do treinamento é uma preparação para possíveis ataques de Israel a estruturas nucelares do país.
A primeira fase do exercício conjunto de defesa aérea Grade Profeta 19 foi denominada Eqtedar (Autoridade) 1403, e começou com unidades da Força de Defesa Aérea do Exército da República Islâmica do Irã e da Força Aeroespacial do 𝗜𝘀𝗹𝗮𝗺𝗶𝗰 𝗥𝗲𝘃𝗼𝗹𝘂𝘁𝗶𝗼𝗻𝗮𝗿𝘆 𝗚𝘂𝗮𝗿𝗱𝘀 𝗖𝗼𝗿𝗽𝘀, sob o codinome “Ya Ali Ibn Abi Talib (AS)”, e visa exclusivamente defender o perímetro do centro nuclear de Natanz, no centro do Irã.
Nesta fase, as unidades de defesa aérea estão conduzindo a defesa aérea completa do Sítio Nuclear Shahid Ahmadi Roshan, também conhecido como sítio Natanz, simulando várias ameaças aéreas, operando sob condições críticas de guerra eletrônica. A fase Eqtedar 1403 inclui uma série de sistemas de defesa iranianos de longo, médio e curto alcance, bem como vários sistemas de radar e guerra eletrônica.
As imagens publicadas revelam a presença dos sistemas de defesa aérea de médio alcance Tabas, do sistema de defesa aérea de longo alcance Raad (3º Khordad), do sistema de defesa aérea de curto alcance Dezful e do sistema eletro-óptico passivo Sepehr-14 para o sistema de defesa aérea Raad.
Sistemas de defesa aérea iranianos usados no exercício Eqtedar 1403:
Além disso, pela primeira vez, a Força Aeroespacial da 𝗜𝘀𝗹𝗮𝗺𝗶𝗰 𝗥𝗲𝘃𝗼𝗹𝘂𝘁𝗶𝗼𝗻𝗮𝗿𝘆 𝗚𝘂𝗮𝗿𝗱𝘀 𝗖𝗼𝗿𝗽𝘀 (IRGC) revelou a existência do míssil antidrone Modelo 358 que foi oficialmente implantado neste exercício Grande Profeta-19. O míssil 358 é famoso por seu impressionante histórico de derrubada de drones americanos e israelenses na região. Por anos, os terroristas Houthis têm usado esses sistema para abater drones armados MQ-9A Reaper da USAF sobre Iêmen.
@CAS