• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Irã deve comprar o Sukhoi Su-35 da Rússia

5 de setembro de 2022
Irã deve comprar o Sukhoi Su-35 da Rússia (Foto: MoD Russo).
Irã deve comprar o Sukhoi Su-35 da Rússia (Foto: MoD Russo).

Irã deve comprar o Sukhoi Su-35 da Rússia. O Brigadeiro-General Hamid Vahedi, Comandante da Islamic Republic of Iran Air Force (IRIAF), disse à agência de notícias Borna no domingo, dia 4/09 que o Irã está procurando comprar aviões de combate. Vahedi anunciou que a compra de caças Sukhoi Su-35 Flaker da Rússia está nos planos da IRIAF.

Segundo ele, a compra dos Sukhoi Su-35 está sendo discutida atualmente. “Esta questão está na agenda e esperamos conseguir esses caças da geração 4++ no futuro”. Inicialmente, a IRIAF estava interessada nos Su-30, mas após uma avaliação, o entendimento é que o Su-35 atenderia melhor as necessidades. O comandante da força aérea também enfatizou que a decisão final sobre a compra dos Sukhoi Su-35 da Rússia caberá ao Quartel-General das Forças Armadas. Fontes internacionais dizem que os Sukhoi pretendidos seriam os 24 Su-35SK originalmente destinados ao Egito, cuja negociação vem sendo realizada desde 2021.

Rússia e o Egito assinaram um acordo em 2018 para a compra de 24caças Su-35SK, que começaram a ser produzidos em junho de 2020. Na época, o negócio foi avaliado em quase US$ 2 bilhões. A Rússia produziu desde então 16 caças, sob o regime do contrato de 2018. A Força Aérea egípcia estava destinada a se tornar o primeiro cliente do Su-35 na área do Oriente Médio. Pressão dos Estados Unidos ao Egito, com ameaças da Lei de sanções americana (Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act — CAATSA), que proíbe a compra de armas da indústria de defesa russa por parte de aliados, surgiu efeito e o Egito acabou rejeitando seus Su-35SK.

Irã deve comprar o Sukhoi Su-35 da Rússia. Na imagem, voo de teste de um dos Su-35SK do Egito que foram recusados, após pressão dos EUA (Foto: Sukhoi).
Irã deve comprar o Sukhoi Su-35 da Rússia. Na imagem, voo de teste de um dos Su-35SK do Egito que foram recusados, após pressão dos EUA (Foto: Sukhoi).

Muito provavelmente, a negociação da compra dos Su-35 tenha agora se intensificado como contrapartida da venda dos drones iranianos para a Rússia, para apoiar esta no seu esforço de guerra contra a Ucrânia, o que aproximou os dois governos no tocante um apoio mútuo no campo de defesa.

“Aviões de carga russos carregaram veículos aéreos não tripulados da série Mohajer-6 e Shahed durante vários dias este mês em um aeródromo iraniano e depois transportaram os drones para a Rússia, disseram três autoridades dos EUA à NBC News. A entrega faz parte dos planos da Rússia de importar ‘centenas’ de drones do Irã”.

Mohajer-6 (Foto: IRIAF).

Sem capacidade de produzir UAV (Unmanned Combat Air) e UCAV (Unmanned Combat Air Vehicle) suficientes para atender as necessidades de suas tropas, a solução do Governo Russo de Vladimir Putin, foi comprar centenas de drones do Irã, mostrando que a parceria entre os dois países está bem ativa.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login