• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Irã deve apresentar os Su-35SE em 19 de março

17 de março de 2025
Irã deve apresentar os Su-35SE em 19 de março. Um dos Su-35SK não entregues ao Egito que foram repassados como Su-35SE a IRIAF. Foto: UAS.
Irã deve apresentar os Su-35SE em 19 de março. Um dos Su-35SK não entregues ao Egito que foram repassados como Su-35SE a IRIAF. Foto: UAS.

Irã deve apresentar os Su-35SE em 19 de março. Em 19 de março de 2025, especula-se que o governo do Irã vai revelar os novos Sukhoi Su-35 Flanker da IRIAF publicamente, em um evento às na vésperas do Nowruz, o Ano Novo Persa.

Uma postagem enigmática do canal iraniano do Telegram Defender IRAN sugeriu a possibilidade, afirmando: “Parece que precisamos seriamente esperar por uma surpresa em 19 de março!” Ao lado foi colocada uma imagem borrada do que parece ser um Su-35. No entanto, a confiabilidade de tais fontes permanece obscura, e nenhuma confirmação oficial surgiu de Teerã.

Adicionando combustível à especulação, a controversa compra de caças Sukhoi Su-35SE pelo Irã, ganhou um novo capítulo novo em 27/01, quando um comandante sênior da IRGC disse que o país havia fechado um acordo de compra das aeronaves com a Rússia. Ali Shadmani disse à Student News Network que o governo de fato comprou os Su-35SE, mas não forneceu detalhes sobre quantidades ou cronograma de entrega.

“Sempre que necessário, fazemos compras militares para fortalecer nossas forças aéreas, terrestres e navais”, disse Shadmani. “A produção de equipamento militar também acelerou”.

A Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) deve receber 24 caças Su-35, alguns dos quais foram construídos para o Egito (Su-35SK) antes do acordo fracassar, por pressão dos EUA. Em dezembro, foi relatado que os dois primeiros caças foram entregues em 18 de novembro em uma cerimônia na fábrica da KnAAPO em Komsomolsk-on-Amur. Além dos 24 Su-35SE, informações dão conta que mais 25 unidades estão sendo negociadas ou já teriam sido previamente firmadas.

A escolha de 19 de março como data de inauguração, se for verdade, carrega uma ressonância simbólica ligada ao calendário cultural do Irã. Caindo na véspera do Nowruz, o Ano Novo Persa, que começa com o equinócio da primavera em 20 de março de 2025 — o momento se alinha com um período de renovação e orgulho nacional.

Nowruz, enraizado na tradição zoroastriana, é o feriado mais querido do Irã, um momento em que as famílias se reúnem para celebrar o renascimento e a promessa de dias melhores. Para a República Islâmica, encenar uma demonstração militar pouco antes deste festival poderia enquadrar o Su-35 como um prenúncio de um “futuro ensolarado” para suas forças aéreas, amplificando o impacto doméstico do evento.

Historicamente, Teerã aproveitou esses momentos para projetar força — lembre-se da inauguração do sistema de defesa aérea Bavar-373 em 2019, também perto de comemorações nacionais. Seja intencional ou coincidente, a proximidade com Nowruz sugere uma intenção de casar ambição tecnológica com fervor patriótico, embora o silêncio oficial deixe isso como um palpite educado em vez de uma certeza.

O Sukhoi Su-35 será o vetor de combate mais moderno da IRIAF. Foto: RF VVS.
O Sukhoi Su-35 será o vetor de combate mais moderno da IRIAF. Foto: RF VVS.

Se o Su-35 de fato se juntar ao arsenal do Irã, seu papel operacional pode remodelar a postura defensiva e ofensiva do país, particularmente em regiões estrategicamente vitais. Analistas russos, citados em blogs militares recentes, postulam que as primeiras aeronaves podem ser estacionada na Base Aérea de Hamedan, no oeste do Irã, ou perto de Bandar Abbas, ao longo da costa do Golfo Pérsico.

Bandar Abbas é uma movimentada cidade portuária que ancora a infraestrutura de exportação de petróleo do Irã, se destaca como um centro plausível. Lar de refinarias e terminais que processam e enviam grande parte dos produtos petrolíferos do país, Bandar Abbas é tanto uma salvação econômica quanto um alvo tentador para adversários, notavelmente Israel, que há muito vê o setor energético do Irã como um ponto de pressão em qualquer conflito.

Implantar um caça avançado como o Su-35 lá poderia sinalizar a intenção de Teerã de proteger esse nó crítico contra ameaças aéreas, desde os F-35 israelenses até as forças dos estados do Golfo apoiadas pelos EUA. A presença do jato também pode estender o alcance do Irã sobre o Estreito de Ormuz, um ponto de estrangulamento para os fluxos globais de petróleo, amplificando sua dissuasão em uma região onde as tensões fervem perpetuamente.

Parte dos Su-35SE vem do Egito, que desitiu da compra por pressão dos EUA. Foto: UAS.

Vozes militares iranianas, embora esparsas em detalhes, ressaltam o potencial transformador do Su-35. O Brigadeiro-General Hamid Vahedi, comandante da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF), deu a entender seu valor em 2024, afirmando: “Novos caças levarão nossas capacidades para o século XXI, garantindo que possamos defender nossos céus contra qualquer agressor”.

Das cerca de 300 aeronaves de combate da IRIAF, menos da metade está operacional, dependendo de peças canibalizadas. O Su-35, mesmo em pequenos números, oferece uma salvação — sensores modernos, agilidade e capacidade ofensiva ausentes desde o apogeu do F-14. O Maj. Gen. Mohammad Bagheri, chefe do estado-maior das forças armadas do Irã, vinculou tais aquisições à sobrevivência nacional em 2023, declarando: “Nossos inimigos devem saber que igualaremos sua tecnologia passo a passo”.

A implantação perto de Bandar Abbas pode impedir ataques a instalações de petróleo, enquanto a base em Hamedan pode ameaçar ativos dos EUA no Iraque ou apoiar proxies na Síria. No entanto, os desafios de integração se aproximam: pilotos iranianos, não versados ​​em sistemas russos além dos MiG-29s, enfrentam uma curva de aprendizado íngreme, e as demandas de manutenção podem sobrecarregar uma cadeia logística minada por sanções.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login