Irã confirma que apenas a usina de enriquecimento de Natanz foi atingida. No dia 13/06, o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), General Rafael Grossi, forneceu alguns detalhes sobre os ataques israelenses a instalações nucleares iranianas.
Em uma declaração ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, que fez uma reunião de emergência neste dia, ele disse:
“O Irã confirmou que, até o momento, que apenas a Usina de Enriquecimento de Combustível de Natanz foi danificada nos ataques de hoje [13/06]. Esta instalação contém a Usina de Enriquecimento de Combustível e a Usina Piloto de Enriquecimento de Combustível”, disse Grossi. “A infraestrutura elétrica da instalação (subestação elétrica, prédio principal de fornecimento de energia elétrica, fornecimento de energia de emergência e geradores de reserva) foi destruída. Não há indícios de ataque físico ao galpão subterrâneo em cascata, que contém parte da Usina Piloto de Enriquecimento de Combustível e da Usina Principal de Enriquecimento de Combustível. No entanto, a falta de energia no galpão em cascata pode ter danificado as centrífugas instaladas ali”.
“O nível de radioatividade fora da instalação de Natanz permaneceu inalterado e em níveis normais, indicando que este evento não teve impacto radiológico externo na população ou no meio ambiente”, acrescentou. “No entanto, devido aos impactos, há contaminação radiológica e química dentro das instalações de Natanz. O tipo de radiação presente dentro da instalação, principalmente partículas alfa, é controlável com medidas adequadas de proteção contra radiação”.
“Atualmente, as autoridades iranianas estão nos informando sobre ataques a outras instalações, a Usina de Enriquecimento de Combustível de Fordow e a instalação de Esfahan, onde estão localizadas uma fábrica de placas de combustível, uma usina de produção de combustível, uma unidade de conversão de urânio e uma usina de pó de UO₂ enriquecido”, continuou ele. “No entanto, devo informar que, neste momento, não temos informações suficientes, além de indicar que atividades militares também estão ocorrendo ao redor dessas instalações, o que inicialmente não fazia parte de uma operação militar”.
A CNN informou que os danos em Natanz, especificamente, são muito maiores do que podem ser vistos da superfície, citando autoridades americanas não identificadas.
O presidente russo, Vladimir Putin, conversou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian. Ele enfatizou a importância de uma resolução diplomática para a crise atual, de acordo com uma publicação da Embaixada Russa nos Estados Unidos nas redes sociais. A Rússia tem fortes laços com o atual regime em Teerã.
Curiosamente, o conselho de Putin não é muito válido quando o assunto é a Ucrânia.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS