Irã comissionou seu primeiro drone armado com míssil ar-ar. As Forças Armadas do Irã recentemente incorporaram os primeiros drones “Karrar” desenvolvidos para missão de defesa aérea. Eles são equipados com mísseis ar-ar Majid para proteção do seu espaço aéreo, especialmente na região de fronteira, informou a mídia estatal do país.
Com alcance de 1.000 quilômetros e teto de serviço de até 47.000 pés, os drones Karrar são armados com mísseis ar-ar Majid guiados por infravermelho, com capacidade neutralizar alvos aéreos até 8 km de distância, segundo uma reportagem da agência estatal IRNA.
Em declaração à mídia, o General Abdolrahim Mousavi, Comandante do Exército Iraniano, afirmou que esses novos drones farão com que os inimigos do seu país tenham que rever as suas estratégias de combate aéreo.
Apresentado publicamente pela primeira vez em 2010, a mais recente versão armada do Karrar foi considerada operacional após os testes realizados no último mês de outubro. Conforme as recentes informações de fontes militares iranianas, os novos drones serão implantados em áreas de fronteira, e realizarão missões de interceptação aérea a um custo menor que caças convencionais tripulados.
@FFO